Para apreciar o sabor e o aroma da cerveja são necessários alguns cuidados importantes na hora de servir a cerveja. Não é uma regra, mas, pode ter certeza que ao seguir essas dicas, sua experiência na hora de degustar a cerveja será muito melhor.
Então vamos lá!

1º passo: A temperatura
A primeira coisa que devemos pensar, antes mesmo de servir a cerveja é na temperatura dela. Cada estilo tem uma temperatura ideal. De modo geral, cervejas claras, leves e de perfil sensorial menos complexo podem ser servidas entre 0° C e 4° C. A temperatura aumenta à medida que os estilos se tornam mais intensos. Cervejas frutadas, à base de trigo e lambics saem muito bem quando servidas entre 5 °C e 7 °C. As cervejas de teor alcoólico moderado, que são estilos mais encorpados e complexos, pedem serviço de 7 °C a 10 °C de temperatura, no caso da IPA, Bock, Vienna, Porter, Stouts. Já as cervejas com teor alcoólico elevado e muito complexas, como trapistas, Barley Wine e Imperial Stouts, pedem temperaturas entre 10 °C e 15°C são indicadas para cervejas ‘de guarda’.
Nesse post eu dei mais detalhes sobre a temperatura da cerveja, clique aqui e veja!
2º passo: O copo
Escolher o copo adequado para cada estilo de cerveja é fundamental na hora de degustar uma cerveja, pois, eles foram desenhados tendo em conta as características específicas do estilo e da cerveja em particular. Assim, os aromas, os sabores e a espuma são potencializados e até a temperatura ideal é atingida e/ou mantida por mais tempo se o copo correto for escolhido.
Se não tiver o copo de cada estilo, use a tulipa que é a mais indicada para degustação.
Lembrando que o copo deve estar perfeitamente limpo, sem poeiras, resíduos ou marcas. O detergente para lavá-lo deve ser neutro e sem óleos. Quando há um excesso de bolhas retiras nas paredes do copo, significa que o copo não está bem lavado.
Aqui, eu falo mais sobre a importância do copo.
3º passo: O serviço
Para servir, incline o copo a 45° aproximadamente e derrame a cerveja devagar, quando estiver na metade do copo, coloque-o totalmente em pé e termine de servir a cerveja afastando a garrafa ou a lata da boca do copo para que forme a espuma. O ideal é que a espuma tenha dois dedos.
Nesse post, eu contei sobre a importância da espuma para a cerveja.
4º: Aprecie a cerveja!
Admire a cor da cerveja, observe se ela está límpida ou opaca, veja a espuma se manteve no copo, cheire e sinta os aromas, brinde e tome a cerveja! Aprecie, desfrute e descubra tudo o que uma cerveja tem para lhe oferecer!

