Sobre

Sou jornalista formada, sommelière de cerveja, analista de comunicação concursada e, nas horas vagas, sou blogger e instagrammer cervejeira. Saí do interior de Minas Gerais (Coronel Fabriciano) para estudar na capital, Belo Horizonte. Desde então, me apaixonei pela capital dos botecos e adotei como minha cidade. Afinal, moro aqui há mais tempo do que morei no interior.

Como Minas não tem mar, o bar é nosso passa tempo predileto. Talvez, por isso, eu tenha me interessado por este assunto tão fascinante que é a cerveja.

Conheci a cerveja artesanal por volta de 2012, desde então, tenho experimentado as mais diversas marcas e estilos. Mas, como sou curiosa, não me dei por satisfeita em apenas bebê-las. Comecei a pesquisar mais sobre as cervejas que bebia, como eram feitas, por quem eram feitas e onde foram fabricadas. Com isso, comecei estudar sobre o assunto.

Já fiz alguns cursos na área cervejeira, como de Sommelier de Cerveja, Escolas e Estilos e de Produção de Cerveja Caseira. Com muito conhecimento adquirido e a vontade de passar esses conhecimentos adiante, criei  o blog e o Instagram “Cervejeira,uai!” voltado apenas para esse assunto.
Sei que o mundo cervejeiro é muito dinâmico e sei que não vou parar por aí. Procuro me atualizar sempre, adquirir mais conhecimentos e correr atrás do que tem de novidade no mercado para manter meus seguidores do blog e do Instagram atualizados.

Através desses canais, tenho postado informações para quem não é profissional da cerveja mas tem interesse em saber sobre as curiosidades e assuntos relacionados à ela. Além de fazer análise sobre as cervejas que degusto por aí, tentando sempre mostrar o que tem de bom no mercado.

E o nome “Cervejeira, uai!” de onde vem? Sendo uma mulher, que gosta de cerveja, ainda vejo muitas atitudes machistas que nos levam a entender que mulher não combina com cerveja. Escutamos muito: “Mulher gosta é de drinks!”, “Estranho ver mulher tomando muita cerveja”. A minha resposta é sempre a mesma: Eu sou CERVEJEIRA, UAI!

Seja bem-vindo a esse blog, me siga no Instagram (@cervejeirauai), boa leitura e saúde! 🍻

Déborah Arduini


Currículo Cervejeiro

Cursos
Curso Sommelier de Cerveja pela Escola Mineira de Sommelieria (2021);
Curso de Escolas e Estilos pela Escola Experimente (2018);
Curso de Produção de Cerveja Caseira pela Escola Experimente (2018).

Participações
Participação em brassagens de diversos estilos de cerveja;
Uma das fundadoras do grupo Minas Cervejeiras (@minas.cervejeiras);
Colunista do “Sim, somos cervejeiras!”, no site Mapa Cervejeiro (2018)
Palestrante convidada no evento Mixbeer – Conexões Criativas: Interseções entre a Cerveja Artesanal, Design e Moda (2018);
Entrevistada do programa “Cervejando com Elas” da rádio Mulheres em Evidência (2020);
Jurada do concurso Aspirante Cervejeiro (2021);
Convidada de algumas lives para falar sobre o mundo cervejeiro (2021).

2 comentários em “Sobre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s