Na pressa de gelar cerveja, algumas pessoas acabam recorrendo a saídas rápidas como colocá-la no freezer. A cerveja quente vai para o congelador e, algumas vezes, acaba esquecida e o resultado pode ser uma cerveja congelada ou até mesmo uma cerveja estourada.

Além de te contar o motivo da cerveja congelar, contarei, também, como evitar o congelamento e o que fazer caso ela congele.
Primeiro, é bom lembrar que se deve evita colocar a cerveja direto no congelador. O ideal é colocá-la na geladeira para ir gelando aos poucos. Mas, é óbvio que nem sempre as coisas acontecem como queremos e o jeito é já levá-la direto para o congelador. Uma dica simples é colocar um despertador para não a esquecer congelando. Lembrando que não é bom deixá-la nem perto de congelar, já já te explico o por que.
Por que a cerveja congela?
Uma informação que precisamos saber é que a temperatura necessária para fazer a cerveja congelar fica um pouco abaixo dos -20º C, a temperatura que um freezer costuma ter.
O álcool e água são os componentes que vão interferir no congelamento ou não da cerveja. A água congela a 0 grau. Já o álcool precisa de temperaturas mais baixas para congelar, algo como -114°. Ao ficar muito tempo no freezer, em temperaturas negativas, o líquido vai congelando pouco a pouco. Como a cerveja contém apenas entre 4% e 12% de álcool, essa quantidade não é o suficiente para que a bebida suporte o frio do congelador sem acabar congelando.
Como o álcool interfere no congelamento da cerveja, o ponto de congelamento dela depende da sua composição. Cervejas com 5% de álcool por volume, que é o valor encontrado na maioria das cervejas Lagers comerciais, congelam em temperaturas abaixo de -2º graus. Já cervejas com alto teor de álcool congelam em temperaturas levemente mais baixas, por volta dos -4ºC. O ideal é que ela nunca baixe de 0°C.
Os destilados como a vodca e a cachaça que possuem entre 40% a 55% de álcool não congelam pela alta concentração de álcool. Essas bebidas têm o ponto de congelamento em torno de -40°C, temperatura que os freezers modernos não alcançam, uma vez que costumam atingir até -20°C. Por isso, mesmo que ao esquece-los no congelador, eles não irão congelar e nem estourar.
A cerveja ficou super-gelada (canela de pedreiro), mas ainda não congelou. Como retirá-la do freezer?
A cerveja pode atingir o ponto de congelamento e não congelar. É quando a garrafa fica com gelo por fora, mas, por dentro, a cerveja ainda está líquida. Isso acontece porque a garrafa fica inerte no congelador, como ela não se movimenta, as moléculas da cerveja ficam estáveis e não conseguem passar para o estado sólido. Nessa situação, é preciso ter cuidado, pois, ao tirá-la do congelador ela pode congelar por dois motivos: pela movimentação do líquido, seja pela abertura do congelador que tira a cerveja do lugar ou quando pegamos nas garrafas e movimentamos o líquido, ou pela mudança brusca de temperatura, que acontece quando você tocada com a mão o meio da garrafa.

A melhor forma de evitar isso é retirá-la do congelador bem devagar sem encostar no meio da garrafa. Evite o contato com a parte onde está o líquido e evite qualquer sacudida que possa agitar as moléculas e fazê-las passar para o estado sólido. Há duas opções: pegar pelo gargalo ou pela tampa, onde não há contato com o líquido, ou pela parte de baixo, onde o vidro é mais grosso e funciona como isolante, dificultando o congelamento.
Sabe quando passam a mão embaixo da garrafa? Pois é, pode fazer isso também. Isso ajuda a “acostumar” a garrafa ao ambiente.
Essas técnicas servem para lata também. No caso da lata, é só pegar pelas extremidades que são mais grossas.
Feito isso com sucesso, deixe-a fechada e em cima de alguma superfície, como a pia ou a mesa, até que chegue a uma temperatura acima da de congelamento e esteja pronta para consumo: gelada, mas sem congelar.
A cerveja congelou, mas não estourou. O que fazer?
Se o líquido dentro da garrafa congelar, ao degelar de qualquer forma ela pode ficar choca. Quando acontece uma variação de temperatura muito brusca a cerveja perde gás carbônico e ganha aquele amargor característico da bebida choca.
Para evitar tomar cerveja choca ou aguada, aí vão algumas dicas:
– Coloque em um recipiente térmico com água, gelo e sal. Isso fará com que ela descongele mais lentamente, sem perder o sabor.
– Não dá para fazer isso, então deixe descongelar lentamente: Não adianta tentar acelerar o processo usando fontes de calor como micro-ondas, água quente, sol, etc. Isso só fará com que a cerveja fique mais aguada, além de aumentar o risco de a garrafa quebrar. Congelou? Espere!
– Não volte com a garrafa para a geladeira: Se a cerveja já congelou, o melhor a fazer é espera-la descongelar.
Mas, lembre! Congelar a cerveja nunca é uma opção já que corre o risco de perder o gás, mudar sua textura, seu aroma e seu sabor. Além disso, a cerveja muito gelada, perto do zero grau ou até negativa, mata o sabor da bebida, pois, ao tomar, ela congela momentaneamente suas papilas gustativas, responsáveis pela percepção de sabor na boca.
Aqui, eu conto qual a temperatura ideal para cada estilo.
Por que a garrafa da cerveja estoura quando congela?
Quando atinge temperaturas muito baixas, o líquido no interior da garrafa vai para o estado sólido. Nesse processo, ocorre a expulsão de gás carbônico (CO²) e a água presente na cerveja se torna gelo, que possui volume maior que a água em estado líquido. Ou seja, a cerveja congelada ocupa mais espaço do que a cerveja líquida. E como algumas garrafas não suportam a pressão desse aumento de volume elas simplesmente estouram.
Tirei a cerveja da geladeira, mas não abri e não quero consumir agora. Posso deixar esquentar e depois gelar novamente? (Não estamos falando de congelador mais, agora é geladeira)
Às vezes, acontece de você colocar algumas cervejas na geladeira, para uma festa por exemplo, não consumir todas e ter que tirar as que sobraram, ou para desocupar a geladeira ou para levar para outro lugar. Ao voltar para a temperatura ambiente, dificilmente essas cervejas ficarão chocas da próxima vez que você colocar para gelar. Para a cerveja ficar realmente choca, você precisa repetir esse processo várias vezes.
Como fazer isso sem agredir o líquido?
O ideal é retirar a cerveja da geladeira e deixá-la em temperatura ambiente. Assim, ela volta à temperatura lentamente, sem choque térmico.
Dizem que cervejas mais leves são mais sensíveis e podem não suportar esse “gela, esquenta e gela”. Eu já fiz isso com diversos estilos de cerveja, nunca deu problema.
Fonte: Uol, Zé Delivery, Bons de Copo


Um comentário em “Esqueci a cerveja no congelador. E agora?”