Sete curiosidades sobre a cerveja que talvez você não saiba!

A cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais antigas do mundo. Não era necessariamente feita de trigo ou cevada, mas era fermentada com outros grãos. Além de ser uma das bebidas mais antigas do mundo, também é a bebida alcoólica mais consumida do planeta. Beber uma cerveja está na tradição de muitas pessoas, mas, existem muitas curiosidades da cerveja que você talvez não conheça e eu vim contar para você.

Cervejas deram origem às geladeiras

Talvez você não saiba, mas a geladeira só existe por causa da cerveja. A demanda de uma cervejaria foi o que impulsionou um cientista a conceber um sistema de refrigeração inovador. Esse sistema prático viabilizou a manutenção da fermentação da bebida mesmo nos meses mais quentes. Antes disso, blocos de gelo eram colhidos e armazenados em caves para manter a cerveja gelada, para que não estragasse.

Uma das bebidas mais antigas do mundo

A cerveja figura entre as bebidas mais antigas da história humana. Os primeiros vestígios desse líquido remontam a cerca de 8 mil anos a.C., encontrados na região da Mesopotâmia, que corresponde às áreas ocupadas pelo Iraque, Irã e Jordânia hoje em dia. Os habitantes dessa localidade já desfrutavam de bebidas alcoólicas resultantes da fermentação de cereais. Outra curiosidade é que, em 2010, a cerveja consumível mais antiga do mundo foi encontrada em um naufrágio do Mar Báltico. Acredita-se que o navio tenha percorrido os oceanos há 200 anos.

Londres já foi inundada por cerveja

Em 16 de outubro de 1814, um “tsunami” de cerveja assolou Londres, resultando em 8 mortes. Este incidente, conhecido como “London Beer Flood” (Inundação de cerveja em Londres), originou-se do rompimento do tanque principal da cervejaria “The Meux”, criando uma onda de cerveja Porter de quase 4,5 metros de altura e liberando cerca de 1 milhão de litros da bebida pelas vias de uma favela. Como esta área pobre não tinha sistema de drenagem, a cerveja escorria para o porão e as pessoas tinham que se agarrar aos móveis para não se afogarem.

A onda de cerveja Porter de quase 4,5 metros de altura percorreu as ruas, destruindo imóveis e matando 8 pessoas.

Ninguém foi acusado pelas mortes causadas pelas enchentes de cerveja porque foi considerado um “ato inevitável de Deus”. Cerca de £ 23.000 em cerveja foram perdidos. O governo britânico pagou à cervejaria por algumas das perdas, mas nenhuma compensação foi dada às famílias das vítimas.

Monges aperfeiçoaram a bebida

A cerveja passou por diversas modificações ao decorrer da história, mas uma das que mais se destacou foi a contribuição dos monges para o aprimoramento da bebida. Durante a Idade Média, a produção da bebida fazia parte da alimentação das famílias, devido ao seu valor nutricional semelhante aos pães. E, como a Igreja era detentora do conhecimento, os mosteiros católicos ficaram responsáveis por tornar as cervejas mais agradáveis. E eles não só produziam! Por ser uma bebida encorpada, ela era consumida em grandes quantidades durante os tradicionais jejuns.

Cerveja Guinness inspirou o nome do livro dos recordes

O chamado “Livro dos recordes”, “Guinness Book of Records“, leva o nome da cerveja irlandesa cuja história teve início em 1975, a “Guinness”. Hugh Beaver era presidente da cervejaria em 1951 e se envolveu numa discussão durante uma caçada na Irlanda sobre qual seria a ave de caça mais veloz da Europa.

Percebendo que não havia livros em que ele pudesse conferir a resposta, Beaver decidiu fazer “Guinness Book of Records” e batizou a publicação com o nome da cerveja.

Cerveja proporcionou a maior ressaca do mundo

Alega-se que a maior ressaca do mundo teve como culpada a cerveja. Mais precisamente, 28 litros de cerveja. O escocês que consumiu tudo isso em uma só noite teria ficado de ressaca por 4 semanas. Já imaginou?

A Bélgica tem a maior variedade de cervejas

A Bélgica é o país com a maior variedade de cervejas no planeta, com mais de 1.500 rótulos diferentes. A maioria deles se enquadra na família Ale, também conhecidas como cervejas de alta fermentação. Esse processo cria bebidas com aromas de frutas e especiarias, bem mais perfumadas que as Larger.

Fontes: exame.com.br e The Sun

Deixe um comentário