#TBTemPraga: Charles Bridge com cerveja de tequila!

O #TBTemPraga de hoje vai aterrizar em um dos pontos mais famosos de Praga e é claro que não pode faltar cerveja, porém, desta vez, vai ser um pouquinho diferente e polêmica. Então, vem comigo!

O ponto turístico deste TBT é, também, um dos pontos turísticos mais visitados de Praga: a Charles Bridge (Ponte Carlos ou  Karlův Most – em Tcheco), a ponte mais antiga de Praga e a segunda mais antiga da República Tcheca.

Charles Bridge – Parece até uma pintura

Enquanto ainda está claro, por lá, se concentra uma verdadeira multidão. Impossível conseguir tirar foto ali sem pessoas passando o tempo todo. Além de histórica e bonita, a sua vista é maravilhosa. Ali, você pode ver o Rio Maldova (em tcheco Vltava), a outra ponte e pontos turísticos como o Castelo de Praga.

A ponte liga a Cidade Velha (Staré Město) à Cidade Pequena (Malá Strana). Portanto, é certo que pelo menos uma vez você vai passar sobre ela.

Com mais de 500 metros de comprimento e 10 de largura, a Ponte Carlos é uma construção gótica e recebeu esse nome em 1870, em homenagem ao seu criador, o Rei Carlos IV, que colocou a primeira pedra em 1357. Sua construção demorou 45 anos, tanto que nem o Rei Carlos nem seu arquiteto a viram pronta.

Estátua São J. Nepomuceno

Desde 1965, a ponte é exclusiva para pedestres. Ao longo a da ponte, é possível encontrar 30 estátuas construídas no início do século XVII, muitas delas são cópias, já que as originais estão no Museu Nacional de Praga e em Vyšehrad. Quase todas representam santos e patronos venerados da época.

A estátua de São João Nepomuceno é a mais procurada e fotografada na ponte, pois, há uma lenda que diz que a pessoa que colocar a palma da mão na cruz de madeira e que cada dedo toque uma das estrelas, terá seus desejos realizados. Onde fica a estátua é o ponto de onde o então bispo de Praga foi jogado como punição por não querer revelar a confissão da Rainha Sofia.

Ao andar pela ponte, além das estátuas, é possível ver artistas de rua dos mais diferentes segmentos, como pintores, músicos, vendedores entre outros.

Uma curiosidade é que cenas dos filmes Missão Impossível (1996), com Tom Cruise, e Homem Aranha longe de casa, estrelado por Tom Holland, foram feitas na ponte.

Cena do filme Homem Aranha na Ponte Charles Bridge

Não precisa nem falar como ela fica linda à noite, né?! Além de ter menos movimento, a vista do Castelo de Praga é de tirar o fôlego!

Vista do Castelo de Praga à noite

Ali, também fica a famosa Torre da Cidade Velha que já falei aqui. Clique aqui para ver!

A cerveja que levei para apreciar a ponte foi a Desperados Original – Tequila, muito comum nas vendinhas de Praga.

A Desperados Original é uma Lager clara com um toque de tequila. É uma cerveja diferente, só tomando mesmo para saber. Sente-se a tequila bem de leve tanto no sabor quanto no aroma, onde também se sente frutas cítricas e notas de limão. Seu ABV é de 5,9% e leva em sua composição: água, malte de cevada, lúpulo, levedura, açúcar, ácido cítrico, extrato de lúpulo e compostos aromáticos (75% Tequila).

A cerveja foi criada e produzida pela cervejaria francesa Fischer Brewery mas, agora, é produzida pela Zlatý Bažant Brewery (Eslováquia), uma subsidiária da Heineken.

Por falar nisso, a Heineken chegou a vendê-la no Brasil, em 2012, porém, sua venda foi descontinuada. Eu lembro de ter tomado, mas não lembro se gostei da versão dela pra cá. E, na época, como não lia rótulo, eu jurava que era cerveja mexicana.

Outra curiosidade sobre ela é que, em 2017, a Heineken foi ameaçada de ser processada no México por vender uma cerveja com sabor de tequila. O Conselho Regulador de Tequila do país entendia que era publicidade enganosa, já que a cerveja é feita em barris embebidos na tequila, e não contém quantidades suficientes para ser chamada de tal, conforme legislação local.

Algumas das cervejas que a Desperados já teve ou tem: Desperados Mojitos, com tequiça e enriquecida com o sabor dos elementos mojito: cal e menta refrescante; Desperados Lima, com sabor de tequila e o frescor do cacto e da lima; Desperados Sangue, com tequila e aroma de uva vermelha, com notas refrescantes de sangria.

Espero que tenha gostado de mais um passeio comigo em Praga com cerveja e suas curiosidades. Semana que vem tem mais!

Deixe um comentário