Chope x Cerveja: tem diferença?

torneira.jpg

Quem nunca desejou sair do trabalho ou da faculdade e tomar aquele chope cremoso e refrescante?

Mas afinal, qual a diferença entre o chope e a cerveja?

Antes de falar sobre as diferenças, vão aí duas curiosidades:

1 – A palavra chope vem de schoppen. Com a imigração alemã para o Brasil, os alemães chegavam no balcão e pediam uma caneca de cervejas que estava no barril “ein schoppen”, que traduzido pelos dicionários modernos significa: “caneca de cerveja”. Os brasileiros acabaram associando aquela cervejas no barril à palavra “schoppen”. Assim, no Brasil, acabamos adotando oficialmente a palavra chope, embora a palavra chopp que é a redução de schoppen seja popular também.

2 – Mas, afinal, é chope ou chopp? A grafia correta é chope

A palavra chopp – embora amplamente utilizada não é registrada no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Portanto, a palavra chopp não existe oficialmente no idioma português e tecnicamente o correto é escrever Chope.

Voltando ao chope x cerveja

Não tem diferença entre chope e cerveja quando o assunto é o líquido que foi envasado. O líquido que está no barril é o mesmo que está na garrafa ou lata. OS INGREDIENTES SÃO OS MESMOS! Os dois são cerveja!

A cervejaria fabrica um cerveja X, essa cerveja X sai do tanque e é envasa uma quantidade em barril e a outra quantidade em garrafa/lata.

Aí, você vai ler em alguns lugares que a diferença entre os dois é que o chope não é pasteurizado e a cerveja envasada em garrafa e lata é pasteurizada. Mas, hoje, essa divisão já não é tão correta já que algumas cervejarias pasteurizam seus chopes para durarem mais, assim como algumas cervejarias comercializam cervejas de garrafa ou lata não pasteurizadas para manter seus aromas e sabores.

O significa a cerveja ser pasteurizada? Significa que, depois de pronta, a cerveja é aquecida e depois resfriada, subitamente, para eliminar todos os microrganismos, fazendo com que a cerveja tenha um tempo de vida mais prolongado. Já a cerveja não pasteurizada, não passa por esse processo, é servido do jeito que sai dos tanques, com as leveduras e substâncias criadas no processo de fermentação. Por isso, falamos que é uma cerveja viva.

Aí você ouve algumas falando que acham o chope mais saboroso que a cerveja de garrafa quando comparado a mesma marca e mesmo estilo. Isso pode acontecer sim, quando o  líquido é o mesmo mas o chope não é pasteurizado e a cerveja da garrafa é pasteurizada.  A pasteurização modifica, ainda que levemente, o sabor e o aroma da bebida. 

Mas, mesmo que eu te diga que cerveja e chope são as mesmas coisas, você pode achar o chope diferente. Um motivo pode ser a pasteurização, caso ele não seja pasteurizado o outro é a forma como o chope é tirardo. Aí vai outra explicação:

A textura de uma cerveja tirada na pressão para o copo é diferente da cerveja tirada da garrafa para o copo.

Normalmente, o chope é mais cremoso e refrescante que a cerveja de garrafa. Isso se deve à forma utilizada para retirar o líquido do barril. Quando é feita a pressão para a retirada do chope, ele recebe gás carbônico extra, dando mais cremosidade. Por isso, ele também parece ser mais leve. Porém, o chope ser mais leve é só impressão, já que o líquido é o mesmo. É apenas uma sensação. Por isso, você ouve muita gente falando que prefere chope porque é mais leve. 

Percebeu que o líquido é o mesmo? Então agora você já sabe: Chope e cerveja são a mesma coisa! Não muda nada durante a produção de um ou de outro. O que os diferencia, às vezes, é o fato de ser pasteurizado ou não e a forma como eles são tirados para o copo.

No Brasil, existe uma legislação que define o que pode ser chamado de chope. Mas, observe que não tratam o chope como um produto e sim como uma expressão. 

Instrução normativa nº 65,  de 10 de dezembro de 2019. Capitulo 1 – § 5º A expressão “chopp” ou “chope” é permitida apenas para a cerveja que não seja submetida a processo de pasteurização, tampouco a outros tratamentos térmicos similares ou equivalentes.

Veja que aí, até reconhecem a palavra chopp mesmo não existindo em nosso língua. 

Outra curiosidade é que só no Brasil há a distinção entre um e outro. Lá fora, tudo é cerveja. Por exemplo, na Inglaterra Draft Beer (seria “Cerveja fresca”); Alemanha = Fassbier (Cerveja de barril); Itália = Birra alla spina (Cerveja na torneira); Espanha = Cerveza de grifo (Cerveja de pressão). É sempre “cerveja” + alguma coisa.

Confesso que não tenho preferência. Seja chope ou cerveja de garrafa, eu gosto de qualquer jeito. Saúde!

Deixe um comentário