Você sabe identificar uma cerveja adulterada?

Ao abrir uma cerveja e perceber que não é exatamente aquela cerveja que você está acostumado a tomar, é uma grande decepção. Mas, afinal, tem como identificar se uma cerveja foi adulterada antes mesmo de consumi-la?

Já vimos alguns casos de a polícia em que são encontradas quadrilhas acusadas de trocar os rótulos de cervejas de baixo custo e vender como marcas mais famosas, com um preço muito mais elevado.

No caso das cervejas artesanais, eu nunca ouvi falar nesse tipo de adulteração. Sempre que vejo esses casos, estão relacionados a cervejas comuns.

De acordo com a professora e pesquisadora Michele Rigon Spier, do departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), existem algumas orientações ao consumidor de como identificar uma bebida adulterada. “Depende muito se o consumidor conhece o produto original. Muitas cervejas possuem composição semelhante, o que torna ainda mais difícil para o consumidor perceber rapidamente ou instantaneamente a possível falsificação”, disse.

Como as cervejas comuns têm uma composição bem parecida, é um grande desafio identificar se o produto é falso ou não. Ainda assim, algumas práticas podem ajudar a evitar o consumidor a ter prejuízos. Confira:

Dicas para não comprar produto falsificado:

Compre em locais confiáveis: prefira comprar a bebida em lojas especializadas, supermercados de confiança ou diretamente dos produtores. Evite adquirir bebidas alcoólicas direto de vendedores ou de locais que não têm boa reputação;

Analise a garrafa e o lacre: cervejas falsas podem ser embaladas em garrafas reutilizadas. Verifique a integridade da garrafa, procurando por rachaduras, riscos ou sinais de uso anterior. Preste atenção ao formato e design da garrafa, que deve estar de acordo com o padrão da marca. O lacre de segurança e a tampa da garrafa devem estar intactos e sem sinais de violação;

Analise o rótulo: verifique se o rótulo está bem colado e sem erros de impressão. A presença de borrões, cores desbotadas ou fontes diferentes do padrão pode ser um indício de falsificação;

Verifique o prazo de validade: se o prazo estiver ausente, borrado ou adulterado, isso pode ser um forte indicativo de que a cerveja é falsa;

Considere o preço: descontos significativos ou preços muito abaixo da média de mercado devem levantar suspeitas;

Aroma e sabor: cervejas falsificadas podem apresentar um sabor aguado, amargor diferente do habitual ou até mesmo cheiro de produtos químicos.

Em caso de desconfiança, a recomendação é que o consumidor procure o estabelecimento onde adquiriu a bebida, que têm a obrigação de devolver o dinheiro caso o produto ainda não tenha sido consumido. Caso o produto tenha sido consumido, é preciso procurar os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.

Fonte: g1.globo.com

Deixe um comentário