Uma visita à Uaimií: Cervejaria de Fazenda

E que tal passar por algumas horas em uma fazenda que tem uma cervejaria?

Essa foi a experiência que tive ao visitar à Uamií Cervejaria de Fazenda.

Através do projeto Aspirante Cervejeiro, promovido pelo Jefferson Brandão (@solarbrandão), fomos convidados pelo mestre-cervejeiro da Uamií, Alef Alves, para passarmos um dia nas instalações da fábrica. E que dia incrível! Vem comigo que te conto mais! E, no final, eu conto como fazer uma visita à fábrica!

O local

A Uaimií é uma autêntica cervejaria aos moldes das aconchegantes “Ferme Brasserie” ou “Farmhouse Brewery” da Europa e Estados Unidos. Sua fábrica está localizada nos centenários caminhos da Estrada Real, berço de importantes e reconhecidos fatos históricos do Brasil colônia, hoje incorporados e preservados pela cervejaria como patrimônio fundamental do espírito da marca.

São 1.000 m² de área construída, inspirada na famosa Casa de Ópera de Ouro Preto (teatro mais antigo em funcionamento nas Américas). Na sede principal, fica a fábrica da cervejaria, que conta com seis tanques fermentadores, com capacidade de fabricar 12 mil litros de cerveja por mês, podendo chegar a 24 mil litros.

Lembrando que a Uamií conta com 9 rótulos fixos: Uaimií Pils (Pilsen),Barão Eschwege (Dortmunder Lager), Saint Hilaire (Bière de Garde), Capitain Burton (American Pale Ale), Chico Rei (Dry Stout), Carcará (IPA), Flor da Lua (Witbier), Double IPA e Session IPA Low Carb.

Algumas cervejas da Uaimií

O espaço conta também com uma cave, um espaço subterrâneo, sem iluminação externa, utilizado para a maturação de cervejas de guarda. Por lá, tinha a Bière de Garde guardada a 5 e 7 anos. Humm.

Na parte superior, tem um bar muito gostoso, onde pode-se apreciar as cervejas da casa com uma vista natural, com montanhas, flores e florestas. Na fazenda, além da produção de cervejas são também cultivadas flores e folhagens bem como preservados outros 40 hectares de mata virgem.

Além disso, dentro da Fazenda tem uma capela muito linda e super conservada!

Capela da fazenda

Para comer e para beber

Neste dia em que estivemos lá, os tanques de American Pale Ale e IPA estavam com a cerveja pronta, fresquinha e liberada para degustação. As duas, de excelente qualidade! Pensa na experiência de poder você mesmo tirar aquela cerveja fresquinha direto da torneira dos fermentadores? Isso não tem preço!

O almoço foi um típico prato de fazenda completo: Arroz, feijão, carne moída com umbigo de banana, batata ao forno, salada de couve com tomate. Acompanhado de suco, água, American Pale Ale e, para a glicose, uma deliciosa palha italiana e café.

Depois do almoço, podemos descansar um pouco e aproveitar mais um pouquinho daquele espaço maravilhoso, com contato direto com a natureza. Não canso de repetir: Que lugar maravilhoso!

Ah, detalhe, fomos de van. Mais seguro para todos!

Foi uma experiência incrível que todo apreciador de uma boa cerveja deveria ter. Agradeço, novamente, ao Jefferson pelo projeto e ao Alef pela recepção e organização dessa visita.

Agora, você também quer ter uma experiência parecida com essa? A fábrica abre ao público! Eles oferecem dois tipos de modalidades de visitação. Vou colocar aqui a imagem com todas as informações necessárias. Lembrando que essas informações podem mudar com o passar do tempo, por isso, dependendo do dia que estiver lendo, pode ter mudado valores e dias. Confirme sempre antes!

Antes de colocar a imagem, quero lembrar que a Uaimií também tem um Brewpub em Belo Horizonte. Eu já contei sobre ele aqui. Clique nesse link a seguir e confira: Onde beber em BH: Uaimií

CERVEJARIA UAIMIÍ
Estrada de Capanema, km 9.
Distrito de Acuruí – Itabirito (MG).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s