Sem categoria

Growler: O que é? Para que serve?

growler-cervejeira.jpg

O growler nada mais é que um recipiente usado para levar para casa aquele chope fresquinho que você tanto gosta mas que só acha nas torneiras das fábricas ou em lojas /bares especializados, que contam com torneiras de chopes especiais/artesanais.

Eles podem ser de plástico, de vidro, de inox ou de cerâmica.

O growler de plástico é ideal apenas se você for beber o chope logo depois da compra. Pois, o plástico altera o sabor da bebida. Então não dá pra ficar guardado na geladeira. O de inox ou de cerâmica são os melhores, pois a luz externa não afeta o líquido no interior da garrafa, conservando-o exatamente como saiu da fábrica, mas são caros.

O mais comum e recomendado, devido o seu custo/benefício, é o de vidro, pois,  não é caro como o de inox e de cerâmica, não afeta o líquido como o de plástico e consegue conservar o líquido por um tempo maior que o de plástico. Fica atrás do de cerâmica e Inox só porque  deixa passar algo de luz.

growlers

A tampa, normalmente, é de pressão ou de rosca com vedação em silicone para evitar a perda de gás do chope.

O chope no growler , dependendo do material que é feito, do método de enchimento e da armazenagem, tem uma validade de até 10 dias.  Após aberto deve ser consumido em 24hrs.

Um cuidado que deve ser levado em consideração é a limpeza do growler antes de ser levado para reabastecer. Ele deve ser muito bem higienizado e bem enxaguado, além disso ele deve estar bem seco.

drink-local-growler-splash

Nele, comporta qualquer tipo de chope: desde os mais leves e refrescantes, até os mais fortes e encorpadas. O legal é você poder ter em sua casa chope fresquinho para tomar a qualquer hora.

Você já tem o seu? Qual tipo você prefere?

Curiosidade

Tem duas lendas que explicam o nome growler. Uma é que, nos Estados Unidos, as crianças que buscavam os chopes para os pais em baldes ou jarras, como esses recipientes era sem jeito de levar, elas acabavam deixando parte do líquido cair pelo caminho. Quando isso acontecia, os pais rosnavam. Rosnar em inglês é growl.

Outra história diz que o nome growler surgiu como referência ao barulho que o gás carbônico da cerveja faz quando o líquido é agitado. Esse barulho lembrava o rosnar de um cachorro. Rosnar = growl.

Um comentário em “Growler: O que é? Para que serve?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s