Considero o tema “Corpo da cerveja” voltado mais para especialistas, como um sommelier que sabe fazer análise sensorial. Como esse blog é voltado mais para aqueles que vão do iniciante ao intermediário, pensei em não abordar esse assunto.
Porééém, resolvi falar sobre o tema pois, quem não tem especialização, fica perdido ao ver algumas análises sobre cerveja falando do tal do corpo da cerveja, que ela tem o corpo baixo ou que ela é encorpada etc e não entende nada. Vou tentar ser mais breve e didática possível, ok? Ok!
Vamos lá!
O corpo da cerveja é o “peso” que o líquido faz na sua língua. É a sensação pesada ou não que a cerveja dá ao entrar em contato com a boca.
A cerveja pode ter:
⇒Corpo baixo/leve ou pouco corpo: São aquelas que não pesam na boca. Sai do copo e cai na língua mais suave. Lembra a textura de uma água. Um exemplo são as Pilsen.
⇒Corpo médio: Obviamente são as intermediárias, não são tão leves, mas também não são pesadas. Lembra a textura de um suco de laranja. A exemplo das Weiss.
⇒Corpo alto, muito corpo ou encorpadas: Essas têm uma textura mais viscosa. Elas pesam a língua quando saem do copo para a boca e demoram um pouco mais para descer. Lembram a textura de um licor ou iogurte. Quando são muito pesadas, os especialistas costumam falar que elas são licorosas. Um exemplo é o estilo Barley Wine. Amooo!
⇒Corpo seco: Como o nome já diz, são aquelas que dão uma sensação de secar a língua. Algumas chegam até travar… :). Um exemplo de estilo são as Saisons e Session Ipa.
Lembrando que o corpo também não tem nada a ver com o teor alcoólico ou a cor. Um exemplo é acharem que toda cerveja escura é encorpada. Não!!! Veja o estilo Dunkel, que é uma cerveja escura e tem o corpo leve. Já uma Doppelbock, que também é escura, porém encorpadíssima. Desce até quente!
Dunkel Doppelbock
É uma questão de prática, ou seja, beber bastante cerveja diferente, para perceber com facilidade se a cerveja tem um corpo leve, médio ou se ela é encorpada.
Depois me conte, se essa explicação ajudou!
Um comentário em “O corpo da cerveja”