Cervejas de baixa caloria. É verdade?

Apesar de sabermos que a cerveja tem muitos ingredientes que fazem bem para saúde, também sabemos que a maioria das cervejas possuem um índice considerável de calorias que, dependendo da quantidade ingerida, pode ser uma vilã para quem deseja manter uma dieta saudável.

Para aqueles que gostam de tomar uma cervejinha, mas que não abrem mão dos cuidados com a saúde e com a estética, as cervejas de baixa caloria, ou light, ou low carb, têm sido a solução. Com o aumento da procura por cervejas de baixa caloria, as cervejarias têm investido nesse nicho e colocado no mercado várias opções com menos carboidratos e calorias, sem glúten ou sem álcool.

Mas, atenção para não confundir as cervejas. O fato de não conter glúten, que é a proteína dos grãos, não faz a bebida ser light ou low carb. Algumas sem glúten podem ser ou podem não ser low carb ou low cal. Leia sempre o rótulo antes.

Cerveja Light, segundo a Instrução Normativa 65, editada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2019, é a cerveja cujo conteúdo de nutrientes seja 25% menor em relação a uma cerveja similar do mesmo fabricante ou do valor médio do conteúdo de três cervejas conhecidas e que sejam produzidas na mesma região.

Pela NT, o valor energético da cerveja pronta para o consumo pode ser de, no máximo, 35 Kcal por 100 ml. Ou seja, uma long neck deve ter em torno de 100kcal. Enquanto uma long neck comum tem 150kcal para mais.

Cerveja Low Carb, não são regulamentadas no Brasil. De acordo com o The Alcohol & Tobacco Tax and Trade Bureau (divisão do Treasury Department of United States), cerveja low carb são cervejas que possuem 7g carboidratos por 355ml.

Atenção! Cerveja que tenha álcool não pode ser chamada de zero calorias. Já que no álcool contém caloria.

A cerveja de baixa caloria não é necessariamante zero carboidrato, mas é, sim, uma cerveja que tem signitivamente menos calorias. Zero caloria só é possível em cervejas sem álcool.

De onde vem a caloria da cerveja?

As calorias da cerveja vêm de duas fontes principais:

1-  O álcool da própria cerveja. O álcool tem um teor muito alto de calorias, então cervejas com um alto percentual de álcool certamente terão mais calorias do que cerveja com baixo teor de álcool. O álcool é aproximadamente 2/3 do conteúdo calórico de uma cerveja artesanal. Cada percentual de álcool por volume (ABV) é cerca de 30 calorias em meio litro de cerveja.

2 – Os carboidratos. A caloria da cerveja também está nos amidos residuais que consistem principalmente de cadeias de açúcar mais longas que não se quebraram totalmente e não são fermentáveis. Ou seja, aqueles açúcares que as leveduras não consomem, ficam na cerveja e são consumidos. Aumentando sua caloria.

Como o álcool pode ser 2/3 da contagem de calorias em muitas cervejas, os estilos mais indicados para se obter uma cerveja light são aqueles que, normalmente, já têm baixo teor alcoólico como Pilsen, American Lager, Witbier, Berliner Weiss, Fruit Beer, Cream Ale, Session IPA, Dry Stout e outras.

Por que a cerveja com baixas calorias é mais aguada?

Normalmente, cervejas de baixa calorias são vistas como mais aguadas, com falta de corpo e de pouco sabor. A razão para isso é que para reduzir as calorias de uma cerveja é preciso reduzir o teor de álcool ou reduzir os carboidratos residuais. Os carboidratos fornecem corpo à cerveja, portanto cortá-los reduz o sabor e deixam a cerveja com o corpo mais leve.

Reduzir o conteúdo corporal e de álcool é basicamente o mesmo que diluir a cerveja. Na verdade, à medida que você diminui o álcool e o corpo da cerveja, também é necessário reduzir outras adições de sabor, como o lúpulo, para manter o equilíbrio adequado do sabor. Depois de reduzir o teor de álcool, o corpo e o amargor, você chega muito perto do mesmo efeito de diluir a cerveja. Ou seja, a cerveja se torna uma cerveja mais leve, mais aguadinha.

Como é feita cerveja de baixa caloria?

Existe um processo que usa tecnologia enzimática para degradação dos açúcares do amido.

A cerveja passa por um processo que utiliza enzimas que quebram os açúcares não fermentáveis – aqueles açúcares residuais que normalmente estão presentes em qualquer cerveja. Com isso, todo açúcar formado no processo de mostura seja convertido em açúcares fermentáveis. Dessa forma, quem consome todo o açúcar é a levedura e não sobra nada no produto final.

Com isso, ao depararmos com cervejas de baixa caloria, cujos rótulos trazem o termo Light, Low Carb, Low Cal ou Carboidratos Reduzidos são, sim, verdadeiras.

Mas, não se esqueça: moderação é a palavra-chave. De nada adianta tomar cerveja light, se você a tomar em muita quantidade ou se os acompanhamentos forem comidas calóricas, frituras, fast food ou guloseimas cheias de açúcar.

E também, não adianta trocar a cerveja por outro tipo de bebida alcoólica. Como falei lá em cima, grande parte da caloria está no álcool. A maioria das bebidas contém maior teor alcoólico que a cerveja. Veja a tabela abaixo:

Foto Divulgação: Cris Perroni

Dica de Cervejas Light e Sem Glúten

As três melhores cervejas light para mim:

Vinil Workout: Session IPA low carb, 3,5% de teor alcoólico e 32 Kcal/100ml
Bruder Alma Cevada: American Lager zero açúcar, zero carboidrato, teor alcoólico 4,3% e 32 kcal/100 ml
Laut De Leve: Hop Lager zero carboidrato, teor alcóolico, 4,1% e 34 Kcal/100 ml

Mais dicas de cervejas light e low carb:

Albanos Life Lager: Hop Lager zero açúcar, zero carboidrato, teor alcoólico 4,6% e 34 kcal/100ml
Brüder Baixa Gastronomia: American Lager zero açúcar, zero carboidrato, teor alcoólico 4,8% e 32 kcal/100 ml
Verace Low Carb: American Light Lager zero açúcar, zero carboidrato, teor alcoólico 4,5% e 34 kcal/100 ml 
Uaimii Session Hop: Session IPA zero açúcar, zero carboidrato, teor alcoólico 3,1% e 28 kcal/100 ml
Michelob Ultra: Ultra Light Lager, low carb, low calories , teor alcoólico 3,5% 79kcal/355 ml
Noi Low Carb: Pilsen Puro Malte low carb, teor alcoólico 4% e 28 kcal/100 ml

Mais dicas de cervejas low carb e sem glúten:

Küd Jump: Hop Lager zero carboidratos, sem glúten, teor alcoólico 4% e 34 kcal/100 ml
Krug Submissão: Session IPA sem glúten, baixas calorias e teor alcoólico 3,9%
Küd God Save The Queen: English Pale Ale sem glúten e teor alcoólico 5,3%
Amstel Ultra: Standard American Lager low carb, sem glúten, teor alcoólico 4%, 72 kcal/275 ml
Stella Artois Sem Glúten: Standard American Lager, teor alcoólico 5% vol e 81kcal/200ml

Fontes: http://www.biosolutionsblog.com e paoecerveja.uai.com.br

Um comentário em “Cervejas de baixa caloria. É verdade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s