Sem categoria

Tour na Fábrica: Cervejaria Colorado

A dica de hoje é uma experiência completa: o tour na fábrica da Cervejaria Colorado.

toca do urso entrada

E é grande, viu!?

Quando fui, o tour foi conduzido pelo mestre cervejeiro da Colorado, Laércio Shiya (o Japa). Primeiro funcionário da cervejaria, que a conhece como a palma da mão. É tão importante sua raiz na fábrica, que ele ganhou um tanque de fermentação com seu rosto. Merecido! Gente finíssima, de uma simplicidade de tirar o chapéu!

fabrica cervejaria colorado

Tudo começa na Nano Cervejaria, onde Laércio começa falando da história da cervejaria, como começou, e citou quando ela foi comprada pela Ambev, em 2015. De acordo com ele, a compra da marca pela Ambev fez com que ampliassem a produção, aumentassem a distribuição e, como consequência disso, diminuíram os preços e mais pessoas passaram a ter acesso a cerveja artesanal. E em nada mudou a qualidade dos ingredientes utilizados. Mesmo depois da compra, a marca manteve sua essência.

tour colorado

Depois de muita história e informações sobre a cerveja artesanal, fomos levados para o espaço de brasagem da cervejaria. E que espaço! São vários tanques fermentadores, cada um com uma homenagem a algumas pessoas importantes para a cervejaria.

fermentadores

A produção é de 40 mil litros por dia! É cerveja demais. Depois de ouvir mais sobre a produção, fomos caminhando pela fábrica. Ainda bem que era feriado, então estava sem movimento.

estoque colorado

Os ingredientes, garrafas, rótulos, caixas, enfim, tudo que é relacionado ao estoque e logística, fica ali, na fábrica, em enormes estantes.

cervejaria colorado

 

Seguimos para a parte de envase do líquido, passamos pelo laboratório de experimentos e chegamos, novamente, na Nano Cervejaria, na melhor parte do passeio: A degustação!

cervejas colorado

São várias cervejas que tivemos a oportunidade de degustar, desde a mais fácil de ser encontrada como a Cauim (Pilsen com mandioca), quanto às diferentonas que é o caso da Eugênia (Session IPA com uvaia) e a Nassau (White IPA com caju). Lembrando que todas as cervejas da Colorado levam algum ingrediente tipicamente nacional.

Esse momento é bem bacana, quando a gente troca ideia entre os outros visitantes e com o mestre cervejeiro.

Em seguida, todos ganham o certificado de participação e uma caldereta da cervejaria.

Pensa que acabou? Todos com suas calderetas na mão são encaminhados à sala de brasagem para tomar um chope direto do fermentador, tirado pelo cervejeiro Laércio. E tome mais cerveja!

fabrica colorado

cervejaria colorado 2

A visita dura em torno de 1h30. Vale a pena cada minuto.

Depois disso, somos liberados. Aí eu te aconselho a ir para a Toca do Urso, que fica em anexo à fábrica.

Como já conhecíamos a Toca, demos uma passada rápida para conhecer as novas cervejas que tinham sido acabadas de lançar.

toca do urso

Se quiser saber mais como é esse espaço, confira no post que fiz sobre a Toca do Urso.

Uma dica que dou, sobre a visita na fábrica, é agendar com antecedência. Está sempre cheio! O agendamento pode ser feito pelo site, e custa R$ 25 por pessoa. Acontece somente aos sábado – 10h30, 13h e 16h.

Fábrica da Cervejaria Colorado
Rodovia Anhanguera, Km 308
Ribeirão Preto – SP
Site: www.cervejariacolorado.com.br
Insta: @cervejariacolorado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s