#TBT Europa

#TBT: Hofbräuhaus – Berlim

Munchner hell

O #tbt de Berlim de hoje vai ser com essa delícia. E como não amar, tomando direto da fonte? Ela é a Hofbräu München Hell, que tomei na HB de Berlim. É uma cerveja super suave e refrescante. O que a diferencia das pilsners é que ela é mais maltada. O lúpulo aparece de maneira sutil trazendo um leve amargor, com o propósito de equilibrar o dulçor. Com a drinkability bem alta, dá pra tomar muitos desse humilde copo de 1 litro.

ABV: 5,1%

4C_NEGATIV

A Hofbräuhaus München foi fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera para evitar ter que comprar cerveja da baixa Saxônia, sendo de uso exclusivo do Duque. Apenas em 1828, a cervejaria foi aberta ao público. A marca registrada HB é a mais antiga marca de cerveja em Munique. Em 1879, o antigo diretor da cervejaria, Johann Nepomuk Staubwasser, registrou pela primeira vez a marca Hofbräuhaus.

O restaurante HB Berlim

Quando você entra no restaurante, sua “ficha cai” que você está na Alemanha. Lá os garçons estão vestidos com roupas típicas alemãs. Isso não é comum, viu. Lá as pessoas se vestem como em qualquer lugar,rs. Eles fazem você se sentir em uma festa do interior da Alemanha. Além de estarem a carater, os garçons são superatenciosos e alegres (não muito comum também), te dão dicas de cerveja e pratos se pedir.

Em falar em comida, comemos esse prato aí. Eu preferia nem descrever, basta olhar a foto para ver que delícia que era e bem farto pra dois. o Krosse Riesenhaxe: um típico joelho de porco com salada de repolho e molho picante, com  bolinhos de batatas. Essa batata é bem diferente, na textura e no sabor! Ô trem bom, sô!

20170517_210633

Além da Müchner Hell, bebemos a Dunkel e uma sazonal, que esqueci o nome. 😦

No dia que fomos, estava tendo músicas típicas com uma banda superanimada, que tocou até Michel Teló. “Nossa..nossa, assim você me mata”. E o mais engraçado eram eles cantando com sotaques. Alguns que estavam sentados, até arriscaram levantar e fazer uns passinhos. Bem animado!

20170517_203921

De tempos em tempos eles cantam a clássica música deles de brindar em que todos levantam e começam a cantar: “Ein Prosit, ein Prosit der gemütlichkeit!” (Um brinde, um brinde à alegria!). Aí começam a brindar batendo FORTE seus canecões nos canecões das pessoas próximas. É de arrepiar! Aí eu entendi porque esses canecões têm que ser grossos e resistentes..rs. Eles brindam com vontade, detalhe: olhando no olho!

Outra coisa que achei interessante por lá é o espaço em que eles guardam, com cadeados e numeração, algumas canecas (que eles chamam de Mass), como se fossem joias. Essas canecas são passadas de geração para geração, são heranças de famílias tradicionais da cidade, que somente quem pertence a essas famílias têm o direito de usarem. Quando eles vão lá, já têm a caneca separadinha. Ésó levar a chave, abrir e pegar a sua caneca. Bacana, né?!

20170517_204012

A decoração é totalmente alemã, claro! Com aqueles mesões de madeira compartilhados e tudo muito bonito e organizado usando as cores de Munique (azul e branco). 

Eu amei a experiência. Mais uma HB pra lista: Munique, Berlim e Belo Horizonte…


Além das cervejas, eu sempre trago um ponto turístico nos meus #TBTs. Como a HB é um ponto turístico em si, vou deixar aqui como ponto a Alexanderplatz, que fica ao lado da HB.

A praça é uma das mais conhecidas de Berlim e mega movimentada. Lá, você vê de tudo, adolescente conversando e bebendo, idosos passeando, turistas admirando a movimentação do local e artistas de rua.

Esse movimento todo se dá devido às diversas linha de metrô que passam por lá e às diversas lojas, conveniências, lanchonetes e shopping localizado ao redor.

Um comentário em “#TBT: Hofbräuhaus – Berlim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s