Quem disse que cervejeiro não combina com atividade física?

Combina sim! E é para falar disso que estou aqui.
Sei que o blog é para falar de cerveja e tudo que gira em torno dela. Porém, como uso o Instagram para mostrar um pouco (MUITO POUCO) da minha rotina de exercícios físicos, recebo muitas perguntas do tipo: Como você consegue ser cervejeira e fazer atividade física? Como você corre esse tanto? Como você não tem barriga de cerveja? (rs).
Então, resolvi ajudar meus colegas cervejeiros como eu. Lembrando que minha formação é em Jornalismo. Por isso, o que vou passar aqui é apenas minha experiência e aprendizado de 13 anos (2021), ininterruptos, de muita atividade física. Inclui a cerveja nesse meio tempo e, hoje, sou uma amante das duas coisas. Não largo nem uma nem outra.
Atenção: É sempre recomendado procurar por um nutricionista e um educador físico para que eles possam te dar as coordenadas certas, de acordo com seu objetivos, suas restrições e condicionamento!
Aqui, não vou falar de emagrecimento, nem nada. Não vim falar só para gordinhos ou só para magrinhos. Mas vim falar para cervejeiros sobre como eu consigo conciliar a cerveja com a atividade física.
Aqui vão minhas seis dicas que respondem alguma daquelas perguntas que falei no início deste texto:
1ª Ter força de vontade: Vou te dizer que não é fácil começar uma atividade física. O principal de tudo é você querer, ter força de vontade, essa vontade tem que surgir de você, não dos outros enchendo o saco que “você precisa dar um jeito nessa gordura, no sedentarismo…”. Mesmo que esteja satisfeito com seu corpo, pense que a atividade física deve ser considerada muito mais pela saúde e não para ser musa/muso fitness.
Comece! Você vai sentir sua disposição melhorar para tudo e não vai querer parar mais.
2ª Escolha algo que te dê prazer. “Ah mais nada me dá prazer a não ser tomar cerveja!” Paaara, paaara. Deixa o alcoolismo um pouco de lado. Alguma coisa você tem um mínimo de gosto. Caminhada, corrida, bike, luta, dança, musculação, natação, pilates, hidroginástica, pular corda, skate, patins, patinete… Existem infinitas formas de você se exercitar. Escolha a sua!
3ª Diminua ou corte a cerveja durante a semana. Se não consegue cortar, você pode, sim, diminuir a quantidade de cerveja que bebe durante a semana. Se você bebe todos os dias, comece diminuindo a quantidade por dia. Depois, diminua os dias (por exemplo, só 4ª, 6ª e sábado). Vai ter um dia que você vai conseguir cortar bem os dias e ver que beber somente 6ª e sábado, por exemplo, dá de boa! Sem regra fixa, pra não ir tudo por água abaixo. Tudo que você corta no extremo, você sente mais falta ainda e a tendência é que você exagere quando voltar. Então, vai aos poucos, com consciência. Sem penitência!
4ª Aumente a frequência de exercício aos poucos. Aqui você já escolheu qual atividade vai fazer. E já está praticando. Comece fazendo em alguns dias da semana para não virar tortura. Com o passar das semanas/meses, aumente a intensidade do exercício. Vai chegar um tempo que seu corpo vai pedir mais esforço e mais treinos. Aí você aumenta a quantidade de dias de treino. Aqui, é o inverso da cerveja, você começa com pouco para, depois, aumentar. :p
Vou dar um exemplo meu. Quando comecei a fazer musculação, eu ia ARRASATANDO para a academia 3 vezes por semana. Mas ia. Com o tempo, meu corpo foi pedindo mais. Aumentei os dias, aumentei a intensidade, comecei a ver resultado naquele meu esforço e o que aconteceu? Hoje, eu faço atividade física, religiosamente, de segunda a sábado (às vezes domingo também). Ou seja, tem semana que faço 6 e até 7 dias de exercício. Quando faço 7 dias, é exagero da minha parte. Mas, é quando estou muito disposta e me sinto bem.
Foi assim com a corrida. Eu já comecei nos 10 km. Mas queria evoluir. Um dia corri 11 km, achei que fosse morrer. Tempos depois, o 11 km ficou normal, fui para o 13 km até chegar nos 15 km. Ainda não passei de 15 km, sei que posso, mas ainda não me deu vontade de aumentar e eu respeito isso para não virar um sacrifício. Se liga!
5ª Alimente-se com qualidade. Quando você não faz seu próprio almoço, vai no self-service, e vê aquela quantidade de trem gostoso para comer (que é o meu caso), o que você tem que pensar? “Tem necessidade de eu colocar isso no prato?”. Eu comecei assim, cortando algumas coisas desnecessárias como a fritura e alguns carboidratos. Até um dia conseguir comer só o que é necessário para o corpo ter energia. Assim, quando quero, posso dar uma escapulida. Isso aí já é papo para uma nutricionista. Eu sempre sigo dieta recomendada por uma nutricionista.
Tudo com equilíbrio faz bem para o corpo e mente saudáveis!
6ª Beba bastante água: Aqui, nem precisa de explicação. Já nascemos sabendo da importância da água para o nosso corpo. Para as mulheres então, nem se fale, é redução certa nas celulites indesejadas. #ficaadica
Se você seguir essas seis dicas que dei, você vai se sentir mais leve, mais disposto, vai querer fazer atividades físicas regularmente e vai beber com moderação, às vezes, até sem moderação, e sem culpa na consciência. Vai por mim!
Tudo é questão de querer e se adaptar!
Viu que não é fácil? Mas, se eu, cervejeira de plantão, consegui, você também consegue aliar as cervejinhas da vida com atividade física. Não precisa ser musa/muso fitness para isso.
Começar é o mais difícil. Mas um dia tem que começar! E, aí…vira rotina e você vai tirar de letra. Quando assustar, não vai querer ficar sem nem um nem o outro!
O corpo, a mente e o coração agradecem! Obrigada, de nada!
Dicas Extra (se você chegou até aqui, vai pegar essa dica delícia):
Nunca tome cerveja antes de fazer exercício físico. Mas, depois dele, se você já estiver de boa com seu corpo, rola de tomar uma long neck, afinal: O lúpulo é um antibiótico e melhora o sistema imunológico! Eba! 🙂 Mas, calma! Não é um happy hour é um pós-treino 😦
Fica aí algumas fotos dos meus treinos e corridas que participei, porque foto minha bebendo vocês já viram demais!
Destaques:
1 2 3
1- Corrida do Cruzeiro: Quando consegui levar, pela 1ª vez, meus pais para correr;
2- Japa Wine Run: Quando corri somente 5 km (pela 1ª vez, como já disse, sempre corri 10k para cima), pois estava com o pé machucado;
3- Bravus Speed: 1ª vez que participo de uma corrida com obstáculos. A pior corrida que já participei na vida. Cheguei em casa cheia de hematomas. Primeira e última vez.