Sem categoria

Lúpulo Nacional já existe

Quando a cerveja artesanal estourou de vez aqui no Brasil, muito se ouvia falar sobre o lúpulo, que é um dos insumos que onera o preço da cerveja, pois é 100% importado. E falavam que jamais poderia ter uma plantação de lúpulo no Brasil devido ao nosso clima.

lúpulo-vira-rural-1809Para nos contextualizar e termos noção do quanto importamos lúpulos, segundo dados do Siscomex, portal do Governo Federal, em 2016 foram importadas 1.700 toneladas de cones de lúpulo frescos, triturados e extratos.

Clique aqui para saber mais sobre o que é o lúpulo. 

Então, porque a gente não planta nosso lúpulo? Vejamos! De fato, aquela afirmação relacionada ao clima, é verdade. Para se desenvolver, o lúpulo precisa de condições específicas de luz, solo, umidade e temperatura para crescer e desenvolver seu amargor e aroma. Seu cultivo depende muito de luz e baixas temperaturas, por isso os Estados Unidos e Europa são os principais exportadores da planta, já que chegam a ter 15 horas de luz do sol durante o dia, um prato cheio para o cultivo.

No Brasil
lupulo (1)Em 2014, a cidade de São Bento do Sapucaí (próximo a Campos do Jordão), em São Paulo, foi a pioneira em plantação de lúpulo no Brasil. A planta nasceu de uma manifestação botânica espontânea. Com uso de algumas técnicas e a tecnologia, como o uso de luz artificial, já tem cervejaria fazendo experimentos com lúpulos nacionais.

Atualmente, existem 31 produtores espalhados por seis estados (Rio de Janeiro, Minas Gerias, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), além do Distrito Federal, com uma área plantada que não passa de 20 hectares, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo).

Lúpulo Mineiro

Em 2017, vingou uma plantação na cidade de Rio Espera, região central de Minas Gerais, onde foram desenvolvidos mil mudas do lúpulo Mantiqueira. A mesma espécie de São Paulo, já patenteada pela Brasil Kirin.

aloba

Em julho de 2018, a Cervejaria Loba, de Santana dos Montes (MG), fez a primeira brassagem em escala industrial de um lúpulo 100% mineiro. Foram produzidos 500 litros da Mantiqueira Experimental Beer, sem estilo definido. A cerveja foi aprovada e colocada no mercado.

rezen

A Cerveja Rezen Beer já produziu uma American IPA com cascade cultivado em sua própria sede, que fica em Luminárias, Minas Gerais. As flores foram utilizadas em adição de aroma.

Com mais algumas mudas de cascade crescendo, a cervejaria pretende fazer uma cerveja com 100% de seus lúpulos locais.rezen2

Hoje, não tem cervejaria que esteja produzindo cerveja com 100% de lúpulos locais em escala comercial. As pesquisas têm avançado e deixado os produtores de cerveja brasileiros bastantes esperançosos. Sabe-se que vai demorar um pouco para que o lúpulo nacional seja uma alternativa aos importados. Mas, com paciência, a gente espera que isso vingue! Enquanto nós, consumidores, fica na expectativa por cervejas artesanais mais baratas e com a mesma qualidade!

Oremos!

Um comentário em “Lúpulo Nacional já existe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s