#TBT Europa

TBT: Radeberger – QBA – Chocolateria Rausch Schokoladenhaus (Berlim)

O #tbt de hoje é com esta pilsner –  da RadRadebergereberger Exportbierbrauerei. Segue o padrão alemão de qualidade, com a Lei da Pureza “debaixo do braço”. Tem o sabor bem equilibrado, com o dulçor de malte perceptível no início e, no final, um leve amargor. Aliás, ela tem aromas e sabores marcantes de lúpulo, já que usam um pouco mais de lúpulo que a maioria das pilsners. Enfim, é uma cerveja excelente, refrescante. E, como não poderia ser diferente das pilsners alemãs, apesar de ser mais encorpada, sua drinkability está lá em cima. Seu teor alcoólico é de 4.8%, bem levinha!

Radeberger Logo BWV.svgRadeberger Exportbierbrauerei ou somente Radeberger Pilsner foi fundada em 1872, na cidade de Radeberg, nas proximidades de Dresden, Alemanha. Ela foi a primeira cervejaria da Alemanha a fabricar cerveja exclusivamente Pilsner. E até os dias de hoje ela somente fabrica este estilo, na mesma cidade. Eles não fabricam em outros locais, pois, segundo eles, isso faz com que a cerveja tenha um sabor consistente em todo o mundo. Ou seja, há mais de um século que eles fabricam a mesma cerveja com o mesmo padrão no mesmo lugar!

Mas isso de não fabricar em outros países para manter o padrão é meio controverso. Quantas cervejas importadas chegam aqui com o sabor alterado devido às longas viagens? Mas também existem cervejas que são fabricadas em vários países e que não mantêm o mesmo padrão.


logo

Essa nós tomamos em um restaurante cubano chamado QBA. Seu interior é todo decorado com alusões à Cuba. Os espaços interno e externo são pequenos. No dia em que fomos, estava lotado. Tinha uma banda cubana tocando músicas cubanas (claro) e estava super animado. Muitas pessoas de pé dançando, cantando. Diferente de todos os restaurantes/bares que entramos em Berlim. Ele fica no Mitte.

E a comida? Meu D-E-U-S do céu! Foi o único lugar que encontramos comida descente por lá. Arroz? Feijão? J-E-S-U-S amado!! E olha que nem sou fã de arroz e feijão assim. Era pra comer ajoelhados. O prato para dois veio farto. A gente não aguentaria comer tudo em circunstâncias normais. Mas era comida de verdade! Não era batata, salsichão, joelho de porco e bretzel!! Respira fundo “mô-fi”, que cabe mais!  🙂

20170520_221819

O prato que pedimos foi essa beleza aí chamada “Plato QBA” – filé de porco grelhado, mandioca, legumes frescos, congris (nosso arroz com feijão preto), bananas verdes cozidas e salada (25 euros). Não tem nada demais. Mas fica 4 dias comendo salsichão com batata pra você ver. A Radeberger custou 4,50 euros – 500 ml.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Gostou? http://www.qba-restaurant.de


Hoje o post vai ficar grande, isso que dar ficar muito tempo sem escrever.

h

E o ponto turístico de hoje não é um monumento, igreja…mas que, mesmo assim, deveria ser parada obrigatória em Berlim: a Chocolateria Fassbender & Rausch ou Rausch Schokoladenhaus. Se eu rezei aquilo tudo ali em cima quando eu vi o arroz e o feijão, imagina o quanto eu rezei, babei, salivei quando entrei dentro dessa loja?

Fundada em 1863, é a primeira “chocolateria-café” da Alemanha.

Na loja, ao entrar você se depara com diversas réplicas de monumentos como a Torre de TV de Berlim, o Portão de Brandenburg, o Titanic, ursão, avião, todos feitos de chocolate!! Vontade de “cair de boca”. Fora essas maravilhas a parte, lá tem uma infinidade de bombons, barras, trufas que a gente não sabe qual escolher.

Já na chocolateria-café é servido as mini tortas artesanais, trufas, pralinês e outras sobremesas que vêm diretamente da fábrica de chocolate. Não é o paraíso? Seria, se os preços não fossem um pouquinho altos.

Se tiver por lá, não deixe de ir. Certeza que vai sair com pelo menos umas 10 trufas na mão! Aí vai o site porque eu não sou obrigada a salivar sozinha www.rausch.de :p

Mais fotos para você salivar comigo!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chega né? Escrevi o post inteiro salivando..rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s