Dicas de harmonização de cervejas com pratos de Natal

Se ainda não decidiu a ceia para o natal, olha eu aqui quebrando seu galho, mais uma vez!

Hoje, vou dar dicas de pratos e cervejas que vão harmonizar com sua ceia de natal.

Alguns pratos são bem clássicos em nosso natal e a cerveja também é presença garantida. Então, porque não fazer com que os dois combinem, tornando a noite de Natal ainda mais agradável e prazerosa?

Se você ainda não sabe, cerveja combina tanto com pratos salgados quanto com os doces, por isso, você pode fazer um menu completo harmonizado.

Lembrando que as harmonizações podem ser feitas por:

• Semelhança – quando buscamos equilíbrio entre características semelhantes do prato com a bebida;

• Contraste – quando buscamos contrastar elementos do prato com a bebida (e vice-versa), como forma de realçar características de ambos;

• Corte – quando a harmonização busca cortar um dos elementos do prato (ex.: gordura, dulçor, etc.).

Então vamos ao que interessa:

Entradas

– Mix de castanhas, nozes, amendoim e pistaches: Como é um, prato leve, o ideal é que combine com uma cerveja leve como Pilsen ou Kölsh

    – Dica Mineira Pilsen: Lager (Prussia Bier) / Dica Mineira Kölsh: Klara (Cervejaria Confrades)

– Damascos e frutas secas: Harmoniza com Saison, por serem cervejas refrescante, cítrica, com equilíbrio entre doçura e amargor.

    – Dica Mineira Saison: Brett Saison (Cervejaria Ouropretana)

– Porção de frios com azeitona, salame e queijos mais gordurosos: Esse prato pede cervejas mais fortes, que acabam por cortar o amargo do queijo ou então complementam o sabor do salame. O amargor da IPA faz esse trabalho. O sabor forte desses alimentos pode anular o sabor de uma Pilsen, por isso, não é recomendada cerveja leve com esse prato.

    – Dica Mineira IPA: 45 RPM – British IPA (Cervejaria Vinil)

Pratos Principais

– Peru de Natal assado: Harmoniza com Tripel. O perfil adocicado e as notas condimentadas dos temperos do peru encontram equilíbrio e harmonia no sabor aromático, levemente maltado e amargo das cervejas do estilo Tripel. Segundo a sommelière de cervejas da Krug Bier, Fabiana Bontempo, “rótulos desse estilo são mais complexos, trazem notas de frutas amarelas, toques picantes e possuem alto teor alcoólico (de 8% a 10%), mas, ainda assim, podem ser refrescantes e fáceis de beber junto com pratos natalinos.”.

    – Dica Mineira Tripel: Inocência (Krug Bier)

 

– Tender assado: Harmoniza com Amber Lager devido às notas de caramelo toffee e amargor moderado. As carnes defumadas como o Tender possuem sabor marcante e harmonizam bem com cervejas com notas que remetem a caramelo.

   – Dica Mineira: Amber Lager (Lagoon Beer)

– Bacalhoada ou outros pratos com Frutos do Mar: Harmoniza com Weiss ou Witbier. Por serem pratos leves, vão combinar com cervejas leves e condimentadas.

  – Dica Mineira Weiss: Weiss (Cervejaria Bruder)    / Dica Mineira Witbier: Toekan (Cervejaria Abadia das Gerais)

– Lagarto assado com batatas: Harmoniza com uma Dark Lager. Como o lagarto é uma carne de boi leve e com pouca gordura, vai combinar com a Dark Lager que é uma cerveja leve, porém, as presenças das notas tostadas vão realçar com o sabor da crosta que forma em cima da carne e com o molho.

    – Dica Mineira Dark Lager: Black Piano (Läut Beer)

Sobremesas

Rabanada: Harmoniza com Quadrupel. A complexidade de sabores desse estilo fica mais realçado, diminuindo um pouco a doçura da rabanada. Além disso, o alto teor alcoólico desta cerveja equilibra a doçura e quebra a gordura da sobremesa.

  – Dica Mineira Quadrupel: Quadruppel 4 (Cervejaria Wäls).

Pavê de chocolate: Harmoniza com Dry Stout. Cervejas que puxam para maltes mais tostados, que remetem a aromas e sabores de chocolate e café combinam com esse prato. O amargor dos maltes tostados vão quebrar o adocicado do pavê e ao mesmo tempo vai complementar os aromas e sabores de chocolate.

  – Dica Mineira Dry Stout: Dry Stout Cacau (Cervejaria Slod)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s