Sem categoria

Chope x Cerveja: Diferenças

torneira.jpg

Quem nunca desejou sair do trabalho ou da faculdade e tomar aquele chope cremoso?

Mas afinal, qual a diferença entre o chope e a cerveja engarrafada?

Antes de falar sobre as diferenças, vai aí uma curiosidade: A palavra chope vem de schoppen. Com a imigração alemã para o Brasil, os alemães chegavam no balcão e pediam uma caneca de cervejas que estava no barril “ein schoppen”, traduzindo “uma caneca”. Os brasileiros acabaram associando aquela cervejas no barril à palavra “schoppen”, que lógico foi encurtada por nós: o Chope!

O certo seria “cerveja armazenada sob pressão” (chope) e “cerveja armazenada em garrafa”.

Apesar das duas formas terem os mesmos ingredientes, elas têm algumas diferenças sim.

Vamos a elas:

Pasteurização: Depois que o processo de fabricação foi finalizado, a cerveja que é engarrafada é pasteurizada e a cerveja que vai para o barril, não é pasteurizada, que é o chope.

O que isso significa a cerveja ser pasteurizada? Significa que, depois de pronta, a cerveja é aquecida e depois resfriada, subitamente, para eliminar todos os microrganismos, fazendo com que a cerveja tenha um tempo de vida mais prolongado. Já a cerveja que vai para o barril, o chope, não passa por esse processo, é servido do jeito que sai dos tanques, com as leveduras e substâncias criadas no processo de fermentação. Por isso, falamos que é fresco.

Porém, há controvérsias nesse quesito. Existem cervejarias que pasteurizam o chope para durarem mais. E existem cervejarias que não pasteurizam a cerveja, a engarrafam com todos seus elementos vivos (chamadas até de cerveja viva) para que mantenha seus aromas e sabores.

barril.jpg

Prazo de validade: Por ser pasteurizada, a cerveja engarrafada tem um tempo de validade maior que o chope. Não vou entrar em detalhes sobre o tempo de cada uma, porque, por exemplo, o chope, dependendo do estilo e condições armazenadas, pode durar semanas ou meses. Já a cerveja dura alguns meses ou até anos.

engarrafar.jpg

Textura:  Normalmente, o chope é mais cremosos e refrescantes que as cervejas. Isso se deve à forma utilizada para retirar o líquido do barril. Quando é feita a pressão para a retirada do chope, ele recebe gás carbônico extra, dando mais cremosidade. Por isso, eles também parecem ser mais leves, descendo mais fácil.

A pasteurização costuma modificar o corpo da bebida, bem como os seus aromas. Por isso, mesmo que seja o mesmo líquido, no final, depois da pasteurização, eles ficam diferentes.

chopp litro

Ahhhh, e tem mais uma coisa! Não me venha virar a garrafa de cerveja nesses recipientes com torneira e falar que está tomando chope, não, hein! O famoso chope no metro. Pelamordedeus (foto ao lado)!

Confesso que não tenho preferência. Tem cerveja que fica melhor embarrilhada, sendo servida como chope e outras ficam mais saborosas quando vêm engarrafadas. Tem que tomar para sentir!

E você, já pensou sobre isso?

Saúde!

3 comentários em “Chope x Cerveja: Diferenças

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s