Curiosidades cervejeiras

IBU: A medida do amargor da cerveja

Aprendemos sobre o ABV agora vamos falar de uma outra sigla que está cada vez mais sendo incluída nos rótulos: o IBU. Lembrando que não é obrigatório incluir o IBU no rótulo. Mas muitas cervejarias têm incluído esse dado para auxiliar seus clientes.

O IBU é a sigla de ‘International Bitterness Units’, que representa a escala mundial para medir o amargor de uma cerveja. Quanto mais baixo for o valor, menos amarga a cerveja será, com isso, quanto maior o valor mencionado, mais amarga ela será.

Como eu já disse no post sobre lúpulos, o lúpulo é o principal responsável pelo amargorinvicta da cerveja. Sem esse gosto amargo do lúpulo, o doce do malte iria predominar e a cerveja ficaria muito doce e enjoativa.

O IBU pode ir de 0 a 150, que é o nível máximo que o paladar humano é capaz de sentir. Ou seja, para o paladar humano, se passar de 150, o amargor se torna indiferente. Algumas cervejas descrevem que têm um elevado nível de IBU, como a 1000 IBU da Invicta. Alguns dizem que tem mesmo, outros dizem não sentir tanto assim.

Quantidade de IBU em uma cerveja

Cervejas com o IBU baixíssimo, normalmente, têm em torno de 5 IBU. Que é o que tem nossas cervejas comuns como Brahma, Skol…Para termos ideia, as Premium Lager, que são mais amarguinhas, como a Heineken e a Stella Artois, possuem entre 15 e 25 IBU.

lupulo

As cervejas populares têm lúpulo?
Têm sim. Mas é inserido tão pouco lúpulo, que é imperceptível.

Quando a medida é aproximadamente 35 IBU já dá para sentir um agradável realce de lúpulo.

Acima de 40 IBU, já sente-se um amargor mais forte. E, daí pra cima, é pura surra de lúpulos e cara feia (que é a que eu faço, já que não gosta de tanto amargor assim)! Os estilos de cervejas que representam essas surras de amargor são: IPA, Imperial IPA, Double IPA etc. Tem IPA no nome, já fica esperto! O certo é que ela seja mais amarga mesmo!

Medindo o IBU

O IBU pode ser medido através de análise química em laboratório, onde também são usados equipamentos como o espectrofotômetro.

Existem algumas fórmulas específicas. Mas aí a gente deixa para os especialistas.

Bora beber?

Então você aprendeu, né?!

Gosta de cervejas mais leves, menos amargas: Pegue aquelas que indicam ter IBU baixo.

Agora, quer experimentar algo mais forte, com mais aroma, mais sabor, mais amargor, provavelmente, mais alcoólica? Bora pros IBU’s lá no topo.

Eu prefiro as intermediárias! Assim, o amargor não atrapalha você sentir os outros sabores da cerveja. Mas, muita gente por aí é lupulomaníaco. Gosta do amargor lá no talo!

Curiosidade

Flying Monkeys Alpha Fornication – 2500 IBUs – É considerada a cerveja mais amarga do mundo. A Alpha Fornication é uma Imperial IPA com 13,3% de teor alcoólico. Olha a cor dela.

ibu

 

Um comentário em “IBU: A medida do amargor da cerveja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s