Agora que já aprendemos sobre os ingredientes, vamos aprender um pouco sobre aquelas siglas que vêm nos rótulos para acertarmos na hora da compra?
ABV: é a abreviação de Alcohol by Volume. Ou seja, é uma definição adotada internacionalmente para indicar o percentual em volume da quantidade de álcool em uma bebida alcoólica. Enfim, esse valor indica o quanto de álcool tem em tantos ML de cerveja. Se o rótulo indica que a bebida tem 5% de ABV, ela tem 5mL de álcool para cada 100mL da bebida.
Algumas cervejas trazem a sigla APV, que significa Álcool Por Volume.
A medida é representada em pontos percentuais “%vol.”
E como colocam o álcool na cerveja?
Para, para, para! Se você se perguntou isso, significa que pulou o leveduras! Mas vou resumir aqui, tá?!
Ao adicionar as leveduras no mosto (líquido que está sendo preparado a cerveja), elas consomem os açucares da mistura e o transformam em álcool. Quanto mais alimentos der para a levedura consumir, mais álcool ela vai produzir.
E como calcular o álcool?
Existem diversas fórmulas que calculam o ABV de uma cerveja. A principal é:
%ABV = 131,25 * (Gravidade Inicial, a OG – Gravidade Final, a FG). Ai a gente deixa essa parte para os cervejeiros profissionais.
Pra que serve o álcool mesmo?
O álcool na cerveja tem como principal função de manter a estabilidade da cerveja, ele previne a propagação de microorganismos. Assim, cervejas com maior ABV podem ser conservadas por mais tempo.
E é claro que deixa a gente mais alegre também…rs
Enfim, existe teor alcoólico para todos os tipos de paladares e resistências!
E como vou saber se aquele ABV é fraco?
No Brasil, são classificadas como cervejas de baixo teor alcoólico as que tiverem de 0,5 a 2,0%, de médio teor alcoólico as que tiverem de 2,0 a 4,5% abv e as com mais de 4,5% abv são as de alto teor alcoólico.
Existem também as cervejas de 0,0% ABV, que são as totalmente sem álcool. E são consideradas cervejas, sim! Pois ela passa pelo mesmo processo de uma cerveja normal e depois retira-se o álcool por destilação (essa é uma das formas de tirar o álcool).
Em algumas cervejas o teor alcoólico é tão alto que você sente perfeitamente o álcool tanto no aroma, quanto no sabor! Nuuu!
Eu considero forte as que estão acima de 6%. Mas, cada um tem seu paladar, tem uma resistência pro álcool. Experimente! Aprenda seu limite e seja feliz.
Não abuse do álcool! Além de fazer mal para a saúde, o dia seguinte fica terrível. Cabeça doi, corpo fica mole. Ressaca nunca é uma boa opção.
Eu, para variar um pouco, prefiro as intermediárias. Assim, dá para tomar mais e manter a compostura e a dignidade. 🙂
Curiosidade
A cerveja mais alcoólica do mundo tem o ABV em 70%. A Koelschip Mystery of Beer, da holandesa Brouwerij ‘t Koelschip. De acordo com um de seus donos, o máximo teor alcoólico que uma cerveja poderá chegar é de 80%. A cerveja é vendida em garrafas de 330 ml por €45, mas também está disponível em porções de 40 ml, custando €10 a dose.
No Brasil, em 2018, as cervejarias 5Elementos, do Ceará, e Augustinus, de São Paulo, lançaram a cerveja mais alcoólica do país: Dead In The Abyss. É uma Russian Imperial Stout e leva baunilha, lactose e café, chegando ao teor alcoólico de 20%.
Veja o teor alcoólico das cervejas de massa:
Antárctica Pilsen e Skol: 4,7%
Brahma: 4,8%
Quilmes: 4,9%
Nortenã: 5%
Heineken: 5%
Bohemia Pilsen: 5%
Stella Artois: 5%
Serramalte: 5,5%
4 comentários em “ABV – Volume de álcool na cerveja”