Curiosidades cervejeira x

O malte e sua múltipla função

Como já falmalteei da água no post anterior, hoje é dia de falar do malte. O ingrediente que é considerado a alma da cerveja.

Primeiro falarei sobre o que é o tal malte.

O malte é um cereal. Esse grão é colhido e levado para a maltaria, onde fica em um ambiente que tem a umidade e temperatura controladas. Assim que os grãos brotam, o processo de germinação é interrompido, através do calor, e os maltes vão para a torrefação. É nesse momento que acontece a diferenciação dos tipos de malte por sua coloração, de acordo com o tempo de exposição ao calor. Quanto mais o grão for torrado, mais ele ficará escuro e mais escura será a cerveja.

maltaria
Maltaria

Tipos de malte

O malte ao qual estou me referindo até o momento é o malte de cevada. Ele é dividido em dois grupos: o base e os especiais.

Os maltes base são responsáveis por formar o caráter da cerveja artesanal, geralmente, utilizados em quantidade maior com relação aos outros maltes, ou podem ser os únicos da receita, dependendo do tipo de cerveja.

A partir dos maltes base, é possível produzir uma enorme variedade de maltes especiais.

Alguns exemplos de malte de cevada:

Malte-art.-2Lager: de cor clara e aroma de cereal. Predomina nas cervejas tipo Lager.

Pale Ale: pouco mais escuro e parece um biscoito. Predomina nas cervejas tipo Ale.

Caramelo – lembra açúcar queimado. É usado também nas cervejas tipo Bock.

Chocolate – seu nome é derivado da cor apresentada e traz para a cerveja aromas de caramelo queimado, chocolate amargo ou café. É utilizado nas cervejas Porter, Brown Ale e, às vezes, nas Stout.

Escuro – tem a aparência de café torrado. Usado nas cervejas tipo Stout.

Quando falamos simplesmente “malte”, referimos ao malte obtido da cevada. Quando vem de outro cereal será designado pela palavra malte acrescido do nome do cereal. Exemplo: Malte de Trigo, Malte de Milho, etc.

Algumas cervejas utilizam apenas um tipo de malte, outras usam vários deles combinados.

maltesespeciais

Principal função do malte

Sua principal função é fornecer açúcares e nutrientes que servirão de alimento ao fermento (as leveduras). A partir daí, acontece a mágica. São produzidos álcool, gás carbônico e outros tantos subprodutos no processo chamado fermentação.

Além disso, o tipo de malte e a intensidade de torrefação determinam algumas características das cervejas como: aroma, sabor, cor e também a estabilidade da espuma e da cerveja.

Beer-Sampler-SRM-1024x275

Curiosidades

– É o malte que dá o gostinho doce nas cervejas. Quando o mestre-cervejeiro deseja uma cerveja mais amarga, é necessário diminuir a quantidade de malte e aumentar a de lúpulo (falarei sobre ele no próximo post). Quando quer uma cerveja que não destaque nem o doce, nem o amargor, coloca uma quantidade balanceada dos dois ingredientes.

  • Quando falam que a cerveja é maltada é que ela é mais adocicada.

malte-e-uc3adsque-50323142.jpg O malte é a matéria prima tanto na fabricação da cerveja quanto na de uísque. Genericamente, malte de cevada fermentado produz cerveja e malte de cevada destilado produz uísque.

– No passado, o processo de malteação era realizado dentro das próprias cervejarias, porém hoje existem empresas especializadas em produzir malte, conhecidas por maltarias.

– O único tipo de malte produzido no Brasil é o Pilsen. Os demais são importados. Outro motivo que torna as cervejas artesanais mais caras.

falke– Algumas cervejarias usam a criatividade para suprir a escassez de tipos de malte produzidos nacionalmente. Como a mineira Falke Bier, que realiza a torrefação do malte de sua Dunkel Ouro Preto em bolas especiais para torra de café. Recentemente, a empresa comprou uma máquina especial para essa produção e, assim, consegue obter um produto exclusivo e homogêneo dentro dos padrões estabelecidos para suas cervejas.

9 comentários em “O malte e sua múltipla função

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s