Como citei no post anterior sobre a lei da pureza, os ingredientes básicos para se fazer uma cerveja são: a água, o malte de cevada, o lúpulo e a levedura.
Para entendermos melhor o que são e suas funções, farei um post sobre cada ingrediente, separadamente.

O ingrediente sobre o qual falarei hoje é a água.
A água está presente em todas as etapas da produção da cerveja, desde fervura do mosto à higienização dos materiais.
Para a produção da cerveja, a água é manipulada pelos mestres-cervejeiros para que chegue no ponto ideal, dependendo da cerveja que deseja.
A água deve ser manipulada pois sua composição é alterada pelas condições do solo onde ela se encontra. Por isso, cada local tem um tipo de água.
O que deve ser observado durante a produção de uma cerveja? O pH da água, sua alcalinidade, o processo de correção da concentração de sais e em todo o tratamento. Essas características podem impactar positiva ou negativamente no resultado final.
São essas propriedades que dão origem a diferentes tipos de cerveja. Por exemplo: Alcalinidade alta e pH baixo resultam em cervejas encorpadas. A água sem tantos minerais é boa para a produção de cervejas claras.
Com a tecnologia não existe mais um lugar que produza melhor cerveja devido à sua água. Como a “lenda” de Petrópolis produzir cervejas melhores.
Cada local tem um tipo de água, porém, através da manipulação, é possível ter águas com características iguais em diferentes locais. Assim, é possível produzir diversos tipos de cerveja em qualquer lugar do mundo. Basta fazer o ajuste que desejar.
Para aqueles que pretendem fazer cerveja em casa e não têm laboratório para fazer análise da água, é recomendado usar água mineral. Que geralmente não tem cloro e tem baixa quantidade de sais minerais. Mesmo assim, é recomendado livrar a água da quantidade presente de cloro (fervendo-a por, aproximadamente, 20 minutos ou por meio do uso de um filtro de carvão).
E você achando que a água era o menos importante, hein?
Ela dá um trabalhinho para os mestres-cervejeiros, mas, se bem cuidada, ela ajuda a fazer ótimas cervejas.
Saúde!!
8 comentários em “A importância da água para a cerveja”