Para quem está começando a entrar no mundo cervejeiro é importante saber que existem Escolas Cervejeiras. Depois que você entender cada uma delas, conseguirá distinguir mais facilmente os estilos e até mesmo qual escola cada estilo segue.
As Escolas Cervejeiras são as grandes nações que influenciaram a bebida produzida em todo mundo.
São países que possuem tradições cervejeiras de milhares de anos. Eles criaram seus estilos de cervejas próprios com suas características e personalidades próprias. São lugares que ao longo da história desenvolveram técnicas de produção e tecnologia, onde surgiram avanços científicos e criaram-se os estilos de cerveja consumidos hoje no mundo inteiro.
Historicamente, são consideradas grandes escolas cervejeiras a Alemã (que inclui também República Tcheca), a Inglesa (com Inglaterra e as ilhas ao seu redor), e a Belga (que engloba também Holanda e parte da França). Cada uma desenvolveu sua forma de fazer cerveja e criou seu próprio estilo.
Agora, falando em algo mais recente, nos anos 70, surgiu a escola americana. Muitos torcem o nariz e dizem que não é uma escola, pois eles não criaram estilos totalmente novos. Mas, definitivamente, é sim. Os cervejeiros dos Estados Unidos usaram como base os estilos já existentes e potencializaram a suas fórmulas. Tornando esses “novos estilos” uma característica peculiar da escola americana.
Ainda têm aquelas escolas que estão procurando se estabelecer, como a brasileira, que ainda não é considerada uma Escola Cervejeira, mas está na luta.
Nos próximos artigos, falaremos sobre cada Escola e suas características.
Espero que tenha aprendido mais um pouco.
Até breve!