Sem categoria

Diferença entre Malzbier e Cerveja Especial Escura

Outo assunto que já ouvi muitos perguntarem por aí é sobre a diferença entre as já antigas Malzbier, conhecidas com cervejas pretas, e as cervejas especiais artesanais.

Bora aprender mais essa!

brahma-malzbier-355ml471913                                           OatmealStout_Pour_Badge_RGB-1

A Malzbier é um tipo de cerveja de cor escura, doce e com baixo teor alcoólico (geralmente entre 0 – 4%). Essa sua coloração se dá devido a adição de caramelo e xarope de açúcar. Com isso, elas ficam com a cor escura (que não vem do malte tostado) e o sabor adocicado.

A Malzbier não se enquadra em estilo nenhum, pois seus aditivos a “desqualificam”. O BJCP- Beer Judge Certification Program (associação dos EUA que padronizou os parâmetros de julgamento de cervejas nos concursos), não a considera como estilo próprio.

Curiosidade

propaganda da cerveja malzbier para crianças

Antigamente, a Malzbier era produzida para reaproveitar a cerveja de início e fim da filtração e cervejas fora dos padrões, que ao adicionar o xarope de caramelo e açúcar, resultava-se nesta cerveja doce e escura.

Na Alemanha, seu país de origem, nem é mais considerada cerveja e sim, bebida energética. Na verdade, eles tratam qualquer cerveja lá como alimento. Como, a Malzbier original não chega nem a 1% de álcool, ela é oferecida até mesmo para as crianças.

E as cervejas especiais escuras?

Como aprendemos, a Malzbier não usa maltes tostados para ficarem escura. Usam malte lager (o mais claro de todos) e colocam corante.

maltesespeciais

Já as cervejas especiais escuras, como as Porter, Stout, Dunkel e outras têm essa cor devido aos maltes tostados. Cada tosta vai dar uma coloração, aroma e sabores diferentes. Por exemplo: Malte Chocolate dá um aroma de caramelo queimado, chocolate amargo e café. Por isso, existem cervejas de chocolate, por exemplo, não são feitas de chocolate, mas com maltes que lembram o sabor e aroma de um. Algumas até adicionam chocolate também; Malte Escuro dá a coloração e o aroma de café torrado e a Cevada Torrada dá o tom amargo e intenso de café.

Existem vários estilos de cerveja artesanal com tonalidade escura:

– Schwarzbier: Vinda da Alemanha, é feita com malte suave. Um pouco mais seca, mas mesmo assim refrescante e leve.

– Strong Dark Ale: Ela é belga, porém também é escura. Com fermentação mais forte, destacando-se do malte.

Strong Scotch Ale: tem o malte mais perceptível com características da baunilha, chocolate e é fermentada em temperaturas mais altas.

Dunkel: Com o sabor do malte mais aguçado, seu teor alcoólico é médio.

Porter: Com um leve sabor de café e chocolate. Tem o corpo leve e pouco amargor. O teor alcoólico é de médio a alto.

Imperial Stout: Têm o teor alcoólico altíssimo, de 10% a 12%, fazendo delas quase um licor, e por isso, bastante indicadas para serem apreciadas em climas mais frios.

Esses foram alguns dos diversos estilos de cerveja especial escura.

Eu, particularmente, amo as cervejas escuras, esse sabor de café, chocolate me atrai demais! Sempre que posso, peço uma pretinha!

 

caracu

Ahh, e a Caracu?

Ela não é uma coisa nem outra. Considerada uma Sweet Stout, ela é conhecida por seu sabor encorpado e aroma de malte torrado, que lembra o do café.

Apesar dela ter maltes torrados e lúpulo em sua composição, ela leva Cereais Não Maltados e Estabilizante INS 405 como as outras cervejas de massa. Para mim, ela é a mistura das duas, Malzbier com Stout.

 

Um comentário em “Diferença entre Malzbier e Cerveja Especial Escura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s