Atenção: Estabelecimento Fechado Permanentemente
Que tal passar um dia em um lugar onde você respira cerveja?
Em BH e região, temos diversas opções. Mas, o Templo Cervejeiro da Backer tem um clima tão gostoso, que dá vontade de dormir por lá.
O Templo, também conhecido como o Bar da Backer, oferece uma experiência completa para quem quer conhecer um pouco sobre cerveja artesanal, sobre a história da cervejaria, almoçar ou apenas comer tira-gosto e tomar “uma” direto da fonte.
O local, além de lindo, com decoração medieval, é bem grande, mas não é para menos, pois é ali que são fabricadas todas as cervejas da Backer!
Só para te situar, a Cervejaria Backer foi criada em 1999. Foi a primeira cervejaria artesanal de Minas Gerais e, desde 2014, vem acumulando em seu currículo dezenas de prêmios conquistados pelas suas excelentes cervejas.
O TOUR
Eu fui em um sábado, pois é o único dia que eles abrem para visitar a fábrica, ou como eles chamam, Maternidade Cervejeira.
Chegando, fomos direto para uma salinha. No dia, a pessoa que faz a palestra, se não me engando é o Beer Sommelier da cervejaria, não pode ir. Mas olha que sorte a minha! Aí já pensei: “Como eu sou caga**!”. Mas agora você vai entender porque sorte. Como o responsável pela visita não estava lá, quem daria a palestra e nos guiaria pela fábrica era ninguém menos que o Mestre Cervejeiro da Backer, o Sandro Duarte, renomado e super conhecido no meio cervejeiro.
Na sala, assistimos a um vídeo institucional e, em seguida, o Sandro nos explicou um pouco sobre o processo de fabricação da cerveja artesanal. É muito válido para quem não conhece ou está começando a entender do assunto. Você começa a mergulhar no mundo das artesanais.
Depois de toda a explicação, vem a melhor parte: entrar na maternidade. Lá, nós pudemos andar entre os tanques de cervejas e ele foi nos explicando cada etapa do processo de produção, desde a mistura dos ingredientes até o envase e colocação dos rótulos.
Para finalizar o passeio, todos puderam degustar uma régua com 5 estilos diferentes de cerveja da Backer: Todas da linha Três Lobos – Série Extreme: Pele Vermelha (American IPA), Bravo (American Imperial Porter), Exterminador de Trigo (American Wheat); a Capitão Senra (Amber Lager) e a Medieval (Belgian Blonde Ale). Gosto de todas, com exceção da Pele Vermelha, que não é meu estilo preferido.
E para encerrar a bebedeira, ganhamos um copo que, aliás, é super disputado no meu Insta, quando eu posto foto com ele. Pois lembra aqueles copos de geleia. Ele veio cheio. Com uma cerveja sazonal, a Märzen. Eu adorei a cerveja, mas nunca vi vendendo.
Recebemos nosso diploma e fomos liberados para aproveitar o templo!
A LOJINHA
Fomos para a lojinha, porque não vivemos sem souvenir. Ah, o “fomos “seria eu, meu marido e meu pai (três “pintos no lixo”). A loja tem tudo que você imaginar da Backer, desde camisas, growler, copo, a chaveiro e cervejas para levar. O valor das cervejas é normal. Não tem nada de mais barato por estar lá.
Fizemos as compras e fomos para o bar.
O BAR E RESTAURANTE
O Templo possui dois ambientes. Um é o restaurante, bem grande, onde é servido almoço de terça a domingo. Nós não fomos nele pois tínhamos compromisso no almoço. Por isso nem vou poder falar de valores aqui.
Então fomos para o pátio cervejeiro, onde fica o bar ao ar livre, para degustar algumas cervejas. Afinal, estávamos na fonte!!
Pedimos algumas cervejas para matar mais um pouco da sede.
Os valores são bem salgados. Não me lembro do preço exato. Mas, lembro que achei caras as cervejas e os tira-gostos.
Enfim, experiência superválida! Desde a chegada até a última gota de cerveja no copo. Com todos nos atendendo muito bem, sempre com um sorriso no rosto, nos deixando bem à vontade e com vontade de voltar de novo!
Experimente você também. Não vai se arrepender!
♦ Templo Cervejeiro Backer
Rua Santa Rita, 220 – Olhos D’Água
Belo Horizonte (MG)
www.cervejariabacker.com.br
2 comentários em “Templo Cervejeiro Backer: #SóVai (BH)”