Sem categoria

O recipiente pode influenciar no aroma e sabor da cerveja

Hoje trago um assunto polêmico: Garrafa ou Lata?

cervejeiros_lataxgarrafa

Sempre existe essa discussão entre os cervejeiros. Há quem prefira as cervejas que vêm em lata, há quem prefira as de garrafa e há quem não veja diferença entre os líquidos das embalagens.

A verdade é que as diferenças entre os dois recipientes são quase imperceptíveis aos paladares dos mais leigos. Porém, mesmo que a receita para a fabricação da bebida seja a mesma, tanto para as garrafas, quanto para as latas, existem alguns fatores que podem influenciar no sabor e aroma da bebida.

Fator luz: Como já falei no post anterior, a luz que entra em contato com a lata ou a garrafa tem a capacidade de quebrar certas moléculas do lúpulo, fazendo com que cause um defeito no líquido, dando um aroma desagradável para a bebida. A lata, devido ao material usado, o alumínio, bloqueia 100% dos raios UV. Já as garrafas não protegem tanto dos raios. As de cor âmbar (marrom) protegem mais o líquido que as garrafas verdes e as transparentes.

Falando em cor de garrafa, é bom lembrar que as de cor verde ou transparente quase não oferecem proteção contra luz ultra-violeta, portanto fazem com que a cerveja sofra mais com essa “contaminação por luz”. Garrafas de cor âmbar filtram muito mais o espectro UV. Mas, pode ser que você não sinta essa contaminação nas garrafas verde ou transparente, pois algumas cervejarias usam lúpulos específicos para evitar essa alteração no aroma e sabor. Tudo é relativo.

Fator Oxigênio:  A vedação da lata é tão perfeita, que a probabilidade do líquido oxidar em uma lata é quase nula. Já na garrafa, as tampas de garrafa, eventualmente, permitem que o oxigênio passe para a bebida, levando a sua oxidação mais rápida.

Fator material: Uma vantagem da garrafa é que o vidro não tem sabor, ou seja, ele não interage com o líquido que está engarrafado. Apesar de que, falam que as latas de hoje são revestidas com um polímero a base de água, e portanto não há contato do metal com o líquido envasado.

capa preta

Porém, segundo mestres-cervejeiros, nem todas as latas protegem totalmente o líquido de alguma alteração. Podemos notar uma diferença nas latas de 5 litros — mais conhecidas como KEG — as quais utilizam ligas de ferro em sua composição e podem deixar a cerveja com sabor metálico ou oxidado.

Outro fator que pode ser um diferencial entre a garrafa e a lata é que como as garrafas de vidro teriam maior resistência à pressão, e como o material que veda as tampas das garrafas é mais permeável aos gases, as garrafas acabam recebendo mais CO₂ durante o envase. Isso garante que a garrafa mantenha a sua carbonatação ao longo do prazo de validade.

E as garrafas de plástico? Nem pensar. Ao contrário do alumínio e do vidro, o plástico é totalmente impermeável. Permitem a entrada de gases no recipiente. E um deles, o oxigênio, que detona a oxidação. Fora que o plástico interage com o líquido.

Então é isso? Há alguns fatores que podem alterar sim o aroma ou o sabor da sua cerveja dependendo do recipiente e local armazenado. Mas aí vai da sensibilidade do paladar de cada um sentir ou não essas alterações.

Para o meu paladar, as cervejas de garrafa são bem melhores, parecem ser mais frescas. Quanto às de lata, sempre sinto o gosto metalizado.

desafio cervejeirauai.jpgE solto o #desafiocervejeirauai . Pegue uma lata e uma garrafa da mesma cerveja e faça um teste para ver se você sente a diferença. E digo mais, faça às cegas e depois me conte sua experiência.

Ah, mas uma coisa é certa. Independente se você for abrir uma lata ou garrafa, sempre que possível, despeje o líquido em um copo. Só assim você sentirá realmente os aromas e sabores proporcionados por cada estilo.

 

Cheers!

Um comentário em “O recipiente pode influenciar no aroma e sabor da cerveja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s