Sem categoria

O corpo da cerveja

Considero o tema “Corpo da cerveja” voltado mais para especialistas, como um sommelier que sabe fazer análise sensorial. Como esse blog é voltado mais para aqueles que vão do iniciante ao intermediário, pensei em não abordar esse assunto.

Porééém, resolvi falar sobre isso pois quem não tem especialização fica perdido ao ver algumas análises sobre cerveja falando do tal do corpo da cerveja, que ela tem o corpo baixo ou que ela é encorpada etc e não entende nada. Vou tentar ser mais breve e didática possível, ok?

Vamos lá!

O corpo da cerveja é o “peso” que o líquido faz no seu paladar. É a sensação pesada ou não que a cerveja dá ao entrar em contato com a boca.

caldereta

A cerveja pode ter:

⇒Corpo baixo/leve ou pouco corpo: São aquelas que não pesam na boca. Sai do copo e cai na língua mais suave. Lembra a textura de uma água.  Um exemplo são as Pilsen.

weiss

⇒Corpo médio: Obviamente são as intermediárias, não são tão leves, mas também não são pesadas. Lembra a textura de um suco de laranja. A exemplo das Weiss.

tulipa.jpg

⇒Corpo alto, muito corpo ou encorpadas: Essas têm uma textura mais viscosa. Elas pesam a língua quando saem do copo para a boca e demoram um pouco mais para descer. Lembram a textura de um licor ou iogurte. Quando são muito pesadas, os especialistas costumam falar que elas são licorosas. Um exemplo é o estilo Barley Wine. Amooo!

⇒Corpo seco: Como o nome já diz, são aquelas que dão uma sensação de secar a língua. Algumas chegam até travar… :). Um exemplo de estilo são as Saisons e Session Ipa.

Lembrando que o corpo também não tem nada a ver com o teor alcoólico ou a cor. Um exemplo é acharem que toda cerveja escura é encorpada. Não!!! Veja o estilo Dunkel, que é uma cerveja escura e tem o corpo leve. Já uma Doppelbock, que também é escura, porém encorpadíssima. Desce até quente!

dunkel     doppelbock-beer
Dunkel                Doppelbock

É uma questão de prática, ou seja, beber bastante cerveja diferente, para perceber com facilidade se a cerveja tem um corpo leve, médio ou se ela é encorpada.

Depois me conte, se essa explicação ajudou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s