Estilos de Cervejas

Sobre estilos: Pale ale

pale ale

A Pale Ale é um dos meus estilos favoritos, quando o assunto é amargor. Como não sou muito fã de cervejas amargas demais, quando quero algo um pouco amarguinho, vou  na Pale Ale. E também é um estilo que não tem erro, se você não conhece este estilo de determinada cervejaria, pode pedir sem medo. Se tiver fraca, “tá bom”, se tiver forte, “baum tamém”! É lógico que, quando ela é bem feita, pode ser perfeita, mas ela desce fácil de qualquer forma, lógico que esta é minha humilde opinião.

1487876879_blog3

Este estilo é super-popular na Inglaterra, é comum achar em qualquer pub da terra da rainha ela em temperatura ambiente, como é servida. Inclusive foi na Inglaterra que a Pale Ale surgiu. É o estilo mais antigo do mundo. Utiliza leveduras Ale, que trabalham em temperaturas mais altas que as Lager, e são de alta fermentação. Normalmente são feitas com maltes “pale ale”, que conferem um toque amendoado.

ubk10270-daredevil-pale-aleA expressão Pale Ale é utilizada para indicar uma cerveja pálida. Há bastante variação na coloração desse estilo indo do dourado ao acobreado. E como fala isso? A forma certa de falar é “peiou eiou”, mas fale como quiser, vão entender de qualquer forma.

Suas principais características: herbais devido ao lúpulo inglês usado. Tanto no aroma quanto no sabor o amargor vai de médio a alto. Seu corpo é um pouco encorpado e o sabor e aroma do malte varia de médio a baixo. Algumas apresentam notas frutadas no aroma e no sabor de moderada a fortes.

Então a dica é essa, se quiser começar a tomar as cervejas um pouco mais amargas, vai de Pale Ale.

beer_318844

Esse estilo possui diversos sub estilos. Vou falar somente alguns:

English Pale Ale: costumam ter coloração dourada ao cobre, com notas herbáceas e terrosas de lúpulos ingleses. O amargor é médio com forte presença de lúpulo no sabor. O corpo é médio a alto e possui notas de malte no sabor e aroma que podem lembrar caramelo.

apaAmerican Pale Ale: são caracterizadas pelos aromas cítricos e florais, provenientes das variedades americanas de lúpulo. Seu corpo, amargor e sabor de lúpulo são médios. O malte fica em segundo plano, e aroma frutado proveniente da levedura deve estar presente.

American Strong Ale: americana, como já se vê no nome, é muito similar à English Strong Ale, apesar de possuir maior teor de lúpulo Baltic Porter, o que contribui com um teor alcoólico que ultrapassa os 7%. Sabor complexo, derivado da presença de chocolate e dos maltes torrados.

irish

Irish Red Ale: são cervejas leves e equilibradas, com teor alcoólico baixo (variando de 4% a 6%), que apresentam uma cor avermelhada graças ao uso de malte tostado. Seu sabor transita entre o adocicado e o gosto típico do malte e de cereais torrados. Adooooro!!

Stout: Vai ter um post especial para ela

India Pale Ale: Também ganhará um post especial.

É sub estilo demais, cada uma mais gostosa que a outra. Aos poucos a gente vai tomando e aprendendo um pouco mais!

Cheer!

Um comentário em “Sobre estilos: Pale ale

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s