#TBT Europa

#TBT: Hofbräuhaus – Berlim

Munchner hell

O último #tbt de Berlim vai ser com essa delícia. Como não amar, tomando direto da fonte? Já falei aqui da Dunkel, que tomamos na HB de Munique. Agora, falarei da Hofbräu München Hell, que tomamos na HB de Berlim. É da família das Lagers. Uma cerveja suave. O que a diferencia das pilsners é que ela é mais maltada. Porém, seu sabor é bem equilibrado, tendendo um pouco mais para o doce. O amargor sente bem leve no final. Com a drinkability bem alta, dá pra tomar muitos desse humilde copo de 1 litro..rs

Álcool: 5,1%

4C_NEGATIV

A Hofbräuhaus München foi fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera para evitar ter que comprar cerveja da baixa Saxônia, sendo de uso exclusivo do Duque. Apenas em 1828 a cervejaria foi aberta ao público. A marca registrada HB é a mais antiga marca de cerveja em Munique. Em 1879, o antigo diretor da cervejaria, Johann Nepomuk Staubwasser, registrou pela primeira vez a marca Hofbräuhaus.

Quando você entra no restaurante, sua “ficha cai”, de verdade, que você está na Alemanha. Lá os garçons estão vestidos com roupas típicas. Superatenciosos e alegres, te dão dicas de cerveja e comida, e tiram fotos pra você.

Em falar em comida, comemos esse prato aí. Eu preferia nem descrever, basta olhar a foto para ver que delícia que era e bem farto pra dois. É um típico joelho de porco com as batatas cozidas deles, que é bem diferente, na textura e no sabor! Ô trem bom, sô!

20170517_210633

Além da Müchner Hell, bebemos a Dunkel e uma sazonal, que esqueci o nome. 😦

No dia que fomos, estava tendo música com uma banda superanimada, que tocou até Michel Teló. “Nossa..nossa, assim você me mata”. E o mais engraçado eram eles cantando com sotaques. Alguns que estavam sentados, até arriscaram levantar e fazer uns passinhos. Bem animado!

20170517_203921

De tempos em tempos eles cantam a clássica música deles de brindar em que todos levantam e começam a cantar: “Ein Prosit, ein Prosit der gemütlichkeit!” (Um brinde, um brinde à alegria!). Aí começam a brindar batendo FORTE seus canecões nos canecões das pessoas próximas. É de arrepiar! Aí eu entendi porque esses canecões têm que ser grossos e resistentes..rs. Eles brindam com vontade.

Outra coisa que achei interessante por lá é o espaço em que eles guardam, com cadeados e numeração, algumas canecas (que eles chamam de Mass), como se fossem joias. Essas canecas são passadas de geração para geração, são heranças de famílias tradicionais da cidade, que somente quem pertence a essas famílias têm o direito de usarem. Quando eles vão lá, já têm a caneca separadinha. Bacana, né?!

20170517_204012

A decoração é totalmente alemã, com aqueles mesões de madeira compartilhados e tudo muito bonito e organizado.

Eu amei a experiência. Mais uma HB pra lista: Munique, Berlim e Belo Horizonte…

Um comentário em “#TBT: Hofbräuhaus – Berlim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s