Hoje o #tbt é com essa delícia, mais que maravilhosa. A minha queridinha das de trigo alemã (weiss), a Franziskaner Hefe-Weissbier Naturtrüb (não-filtrada), fabricada pela Franziskaner-Brauerei.
Essa cerveja dispensa comentários ou apresentações. Mas, vamos lá. Ela é superrefrescante e leve. Com aroma frutado devido a fermentação que continua dentro da garrafa. Seu sabor também é frutado, levemente doce. Além disso, o trigo também está bem presente com um toque de banana. Mas nada de exagerado!
Feita com água, malte de trigo, malte de cevada, extrato de lúpulo e fermento, ela tem 5% de teor alcoólico.
Essa cervejaria é considerada a mais antiga de Munique, Alemanha. Surgiu em 1363. O nome ‘Franziskaner’ deve-se ao mosteiro franciscano que ficava ao lado da cervejaria. Em 2005, se fundiu com o grupo Ab-Inbev para conquistar novos territórios, como aqui no Brasil.
Hoje ela possui 11 rótulos, todos seguindo a Lei da Pureza Alemã, utilizando apenas os 4 ingredientes principais. Para servi-la tem um rigoroso procedimento. Mas, prefiro virar no copo tudo e é isso aí.
O ponto turístico de hoje é o Tiergarten. Onde nós tomamos essa cerveja. É o lugar mais alemão que achamos em Berlim. Com 2,1 Km² de extensão, é o segundo maior parque da cidade. Ele é tão gigante, que tem várias atrações, ótimo para relaxar, passear. Porém, óbvio que nós escolhemos ir para o lado onde tinha uma cervejaria a céu aberto, ou seja uma biergarten. Traduzindo: Jardim de Cerveja. Além de muitas árvores, que ajudam a esconder o sol, tem um lago, onde pode alugar canoas e passear.
O biergarten chama-se Café am Neuen See. Lá tem diversos mesões de madeira espalhados e um espaço self-service, onde você pega sua cerveja (tinha Frankiskaner e Lowenbräu), sua comida (típica alemã), coloca no bandejão, paga e procura uma mesa compartilhada para comer.
Pra variar, comemos pretzel (pão típico alemão, com uma casquinha salgadinha delícia), além de umas carnes processadas com salada de batata cozida e molho. A sobremesa foi outra comida a cara da Alemanha: Apfelstrudel, a torta de maçã.
Se eu pudesse, ficaria o dia todo lá. Mas tinha muita coisa pra conhecer ainda. Comemos, descansamos um pouco e passamos “sebo nas canelas”.
Veja mais fotos desse lugar que adoramos ir.
Um comentário em “#TBT: Franziskaner – Tiergarten (Berlim)”